Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorSvierdsovski, Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-27T00:00:54Z
dc.date.available2024-01-27T00:00:54Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86237
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo refere-se a análise das articulações entre as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores, as Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas e as Diretrizes para a Educação Básica. Com o intuito de conhecer as pesquisas já existentes sobre o tema, foi realizada uma revisão de literatura constatando-se que não há nenhum trabalho que aborde a intersecção entre Diretriz Curricular, Formação de Professores e Ciências/Biologia. A metodologia empregada nesta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está baseada na pesquisa documental e na análise de discurso de linha francesa. Recortes discursivos foram retirados das Diretrizes onde procurou-se por elementos parafrásticos e polissêmicos. A pequena análise realizada neste estudo apontou para uma semelhança discursiva importante entre a Diretriz Curricular para a Formação de Professores e a Diretriz Curricular para a Educação Básica, porém indicou uma forte despreocupação com a formação docente na Diretriz Curricular para o curso de Ciências Biológicas devido a falta de orientações para a Licenciatura. Isto mostra que apesar dos discursos articulados entre a Diretriz para a Educação Básica e a Diretriz para a Formação Inicial de Professores é necessário repensar as Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas, pois documentos desarticulados abrem espaço para uma formação docente frívolapt_BR
dc.description.abstractAbstract :pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiências - Formaçãopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleDiretrizes curriculares para a formação inicial de professores de ciências biológicas : articulações com a Educação Básicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples