dc.contributor.advisor | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Svierdsovski, Gabriela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-27T00:00:54Z | |
dc.date.available | 2024-01-27T00:00:54Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86237 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo refere-se a análise das articulações entre as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores, as Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas e as Diretrizes para a Educação Básica. Com o intuito de conhecer as pesquisas já existentes sobre o tema, foi realizada uma revisão de literatura constatando-se que não há nenhum trabalho que aborde a intersecção entre Diretriz Curricular, Formação de Professores e Ciências/Biologia. A metodologia empregada nesta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está baseada na pesquisa documental e na análise de discurso de linha francesa. Recortes discursivos foram retirados das Diretrizes onde procurou-se por elementos parafrásticos e polissêmicos. A pequena análise realizada neste estudo apontou para uma semelhança discursiva importante entre a Diretriz Curricular para a Formação de Professores e a Diretriz Curricular para a Educação Básica, porém indicou uma forte despreocupação com a formação docente na Diretriz Curricular para o curso de Ciências Biológicas devido a falta de orientações para a Licenciatura. Isto mostra que apesar dos discursos articulados entre a Diretriz para a Educação Básica e a Diretriz para a Formação Inicial de Professores é necessário repensar as Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas, pois documentos desarticulados abrem espaço para uma formação docente frívola | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Formação | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Diretrizes curriculares para a formação inicial de professores de ciências biológicas : articulações com a Educação Básica | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |