• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Diretrizes curriculares para a formação inicial de professores de ciências biológicas : articulações com a Educação Básica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_GABRIELA_SVIERDSOVSKI.pdf (965.2Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Svierdsovski, Gabriela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo refere-se a análise das articulações entre as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores, as Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas e as Diretrizes para a Educação Básica. Com o intuito de conhecer as pesquisas já existentes sobre o tema, foi realizada uma revisão de literatura constatando-se que não há nenhum trabalho que aborde a intersecção entre Diretriz Curricular, Formação de Professores e Ciências/Biologia. A metodologia empregada nesta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está baseada na pesquisa documental e na análise de discurso de linha francesa. Recortes discursivos foram retirados das Diretrizes onde procurou-se por elementos parafrásticos e polissêmicos. A pequena análise realizada neste estudo apontou para uma semelhança discursiva importante entre a Diretriz Curricular para a Formação de Professores e a Diretriz Curricular para a Educação Básica, porém indicou uma forte despreocupação com a formação docente na Diretriz Curricular para o curso de Ciências Biológicas devido a falta de orientações para a Licenciatura. Isto mostra que apesar dos discursos articulados entre a Diretriz para a Educação Básica e a Diretriz para a Formação Inicial de Professores é necessário repensar as Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas, pois documentos desarticulados abrem espaço para uma formação docente frívola
     
    Abstract :
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86237
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV