Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherRechetelo, Julianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorVeluza, Danila Syrianipt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T17:48:52Z
dc.date.available2023-11-21T17:48:52Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85052
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Juliana Rechetelopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O cenário de crise ambiental que caracteriza a contemporaneidade tem relação com os pressupostos do sistema econômico capitalista e os valores da sociedade moderna. O comportamento de consumo e agressão ao meio ambiente é um reflexo da posição de sujeito externo que o ser humano vem se colocando em relação à natureza ao longo da sua história. Nessa posição, a dicotomia ser humano-natureza é reforçada e, nesse sentido, a Educação Ambiental (EA) assume um importante papel de reaproximação dos pares. Dentre as abordagens da EA, a observação de aves se destaca como uma atividade contextualizada com a realidade que promove a re-sensibilização do observador com o meio ambiente e o reconhecimento do compartilhamento dos seus espaços diários com outros seres. Apesar da relevância dessa atividade, ainda existem dificuldades na sua implementação nos espaços formais de ensino. Tendo em vista a possibilidade de se trabalhar o tema em espaços não formais e o uso de materiais do tipo "guia" como facilitares dessa prática, o presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de material paradidático que funcione como um guia-lúdico. O material intitulado "ÁLBUM DE FIGURINHAS DAS AVES DE CURITIBA" contém informações acerca de 50 espécies deaves presentes na cidade, com espaços para colagem de 62 figurinhas referentes às fotos das espécies. A ideia é que os colecionadores, com o interesse e comprometimento de completar o álbum, passem a adotar a atividade de observação de aves de forma comum e cotidiana, despertando sua curiosidade e estimulando seus sentidos em ambientes que vão além da sala de aula. Além de conhecer mais sobre a diversidade de aves presentes na cidade, espera-se que o álbum promova uma aproximação dos colecionadores ao meio que os circunda. A meu ver, essa reaproximação é essencial para o início de uma educação ambiental e para formação efetiva de um sujeito ecológicopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAves - Observaçãopt_BR
dc.titleEducação ambiental envolvendo a observação e estudo das aves : proposta de álbum de figurinhas como material paradidáticopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples