dc.contributor.advisor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Miashiro, Caroline Mika | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T14:31:55Z | |
dc.date.available | 2023-11-20T14:31:55Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84986 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Araci Asinelli-Luz | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A grade curricular do Curso de Ciências Biológicas é planejada de forma a abranger muitos conteúdos e teorias, mas que, muitas vezes, não evidencia questões interdisciplinares da profissão do biólogo e de aplicação desse conhecimento na prática. Devido a essa lacuna existente, as empresas juniores surgiram como forma de conectar esses conhecimentos, de elaborar projetos que apliquem o aprendizado em sala de aula na vida real, permitindo o contato prévio com o mercado de trabalho e formando alunos empreendedores. Tendo em vista a empresa júnior como prática que complementa a graduação, o presente trabalho propôs verificar a formação curricular de Ciências Biológicas da UFPR a partir da visão dos estudantes e egressos do Curso de Ciências Biológicas que participam/participaram da ECOS- Empresa Júnior de biologia da UFPR. Tendo por escolha a pesquisa qualitativa, foi realizado um grupo focal com 9 membros que participaram ou participam da ECOS. Os dados coletados mostram uma formação curricular conteudista e fragmentada, com poucos conteúdos tratados de forma interdisciplinar e que não definem um perfil profissional do biólogo para atuar no mercado de trabalho, sendo o enfoque principal a formação de professores e pesquisadores que atuem nas Universidades | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Orientação profissional | pt_BR |
dc.title | A formação curricular de biologia em comparação à formação prática na empresa júnior | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |