A formação curricular de biologia em comparação à formação prática na empresa júnior
Resumo
Resumo : A grade curricular do Curso de Ciências Biológicas é planejada de forma a abranger muitos conteúdos e teorias, mas que, muitas vezes, não evidencia questões interdisciplinares da profissão do biólogo e de aplicação desse conhecimento na prática. Devido a essa lacuna existente, as empresas juniores surgiram como forma de conectar esses conhecimentos, de elaborar projetos que apliquem o aprendizado em sala de aula na vida real, permitindo o contato prévio com o mercado de trabalho e formando alunos empreendedores. Tendo em vista a empresa júnior como prática que complementa a graduação, o presente trabalho propôs verificar a formação curricular de Ciências Biológicas da UFPR a partir da visão dos estudantes e egressos do Curso de Ciências Biológicas que participam/participaram da ECOS- Empresa Júnior de biologia da UFPR. Tendo por escolha a pesquisa qualitativa, foi realizado um grupo focal com 9 membros que participaram ou participam da ECOS. Os dados coletados mostram uma formação curricular conteudista e fragmentada, com poucos conteúdos tratados de forma interdisciplinar e que não definem um perfil profissional do biólogo para atuar no mercado de trabalho, sendo o enfoque principal a formação de professores e pesquisadores que atuem nas Universidades
Collections
- Licenciatura [161]