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dc.contributorFung, Peggy Pereirapt_BR
dc.contributorSilva, Metânia Guedes dapt_BR
dc.contributor.advisorPequeno, Mauro Cavalcantept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalhopt_BR
dc.creatorCastro, Maria Francisca de Faria Queirozpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T10:23:24Z
dc.date.available2024-12-05T10:23:24Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83656
dc.descriptionOrientador : Mauro Cavalcante Pequenopt_BR
dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Educaçao a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação à distância, é uma realidade que a cada dia torna-se presente nos meios acadêmicos. Outrora, era uma modalidade relacionada apenas a curso de primeiro grau, ou relacionada a pequenos cursos técnicos de curta duração. Diante da introdução maciça das novas tecnologias da comunicação que colocam os homens em contato, independentemente do espaço geográfico e com uma rapidez cada vez mais surpreendente, não tem mais sentido se referir ao termo distância em sua acepção original e restrita. Por isso vem sofrendo restrições. Alguns educadores preferem o termo não-presencial. O importante é enfocar muito mais o ato de educar do que se ficar no aspecto da distância. Neste sentido, a pesquisa ensejou ­ baseando-se na metodologia de Estudo de Caso - averiguar, por meio de amostra, algumas experiências de educação â distância de professores no Estado de Roraima e se esta metodologia é viável. A pesquisa esta basicamente dividida em duas partes; o referencial teórico e a pesquisa de campo. No referencial teórico fundamentou-se no pensamento de Karl Marx, lstvan Mészaros, Maria Lúcia Neder, Almeida Niskier, Manfredo Oliveira, Oreste Preti, João Roberto M. Alves, Demerval Saviane, e outros. Uma conclusão preliminar a que se chegou foi que a Secretaria de Educação do referido Estado não possibilita meios para que os seus educadores possam continuar seu processo de formação continuada por meio desta metodologiapt_BR
dc.format.extent39 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleRecursos tecnológicos e capacitaçao de professores : um caminho viável (estudo de caso)pt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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