dc.contributor | Fung, Peggy Pereira | pt_BR |
dc.contributor | Silva, Metânia Guedes da | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pequeno, Mauro Cavalcante | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho | pt_BR |
dc.creator | Castro, Maria Francisca de Faria Queiroz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T10:23:24Z | |
dc.date.available | 2024-12-05T10:23:24Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/83656 | |
dc.description | Orientador : Mauro Cavalcante Pequeno | pt_BR |
dc.description | Monografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Educaçao a Distância | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A educação à distância, é uma realidade que a cada dia torna-se presente nos meios acadêmicos. Outrora, era uma modalidade relacionada apenas a curso de primeiro grau, ou relacionada a pequenos cursos técnicos de curta duração. Diante da introdução maciça das novas tecnologias da comunicação que colocam os homens em contato, independentemente do espaço geográfico e com uma rapidez cada vez mais surpreendente, não tem mais sentido se referir ao termo distância em sua acepção original e restrita. Por isso vem sofrendo restrições. Alguns educadores preferem o termo não-presencial. O importante é enfocar muito mais o ato de educar do que se ficar no aspecto da distância. Neste sentido, a pesquisa ensejou baseando-se na metodologia de Estudo de Caso - averiguar, por meio de amostra, algumas experiências de educação â distância de professores no Estado de Roraima e se esta metodologia é viável. A pesquisa esta basicamente dividida em duas partes; o referencial teórico e a pesquisa de campo. No referencial teórico fundamentou-se no pensamento de Karl Marx, lstvan Mészaros, Maria Lúcia Neder, Almeida Niskier, Manfredo Oliveira, Oreste Preti, João Roberto M. Alves, Demerval Saviane, e outros. Uma conclusão preliminar a que se chegou foi que a Secretaria de Educação do referido Estado não possibilita meios para que os seus educadores possam continuar seu processo de formação continuada por meio desta metodologia | pt_BR |
dc.format.extent | 39 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Recursos tecnológicos e capacitaçao de professores : um caminho viável (estudo de caso) | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização | pt_BR |