Recursos tecnológicos e capacitaçao de professores : um caminho viável (estudo de caso)
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Data
2004Autor
Castro, Maria Francisca de Faria Queiroz
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Resumo: A educação à distância, é uma realidade que a cada dia torna-se presente nos meios acadêmicos. Outrora, era uma modalidade relacionada apenas a curso de primeiro grau, ou relacionada a pequenos cursos técnicos de curta duração. Diante da introdução maciça das novas tecnologias da comunicação que colocam os homens em contato, independentemente do espaço geográfico e com uma rapidez cada vez mais surpreendente, não tem mais sentido se referir ao termo distância em sua acepção original e restrita. Por isso vem sofrendo restrições. Alguns educadores preferem o termo não-presencial. O importante é enfocar muito mais o ato de educar do que se ficar no aspecto da distância. Neste sentido, a pesquisa ensejou baseando-se na metodologia de Estudo de Caso - averiguar, por meio de amostra, algumas experiências de educação â distância de professores no Estado de Roraima e se esta metodologia é viável. A pesquisa esta basicamente dividida em duas partes; o referencial teórico e a pesquisa de campo. No referencial teórico fundamentou-se no pensamento de Karl Marx, lstvan Mészaros, Maria Lúcia Neder, Almeida Niskier, Manfredo Oliveira, Oreste Preti, João Roberto M. Alves, Demerval Saviane, e outros. Uma conclusão preliminar a que se chegou foi que a Secretaria de Educação do referido Estado não possibilita meios para que os seus educadores possam continuar seu processo de formação continuada por meio desta metodologia
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