Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatitz, Queila Regina Souza, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.creatorMachado, Gabriela Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T13:55:18Z
dc.date.available2023-07-17T13:55:18Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83437
dc.descriptionOrientador: Queila Regina Souza Matitzpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho visa explorar a necessidade de desenvolver um plano de comunicação para o planejamento estratégico das empresas. Inicialmente, analisa a bibliografia disponível sobre o tema proposto a fim de criar as conexões necessárias para elucidar a necessidade de comunicar internamente o Planejamento Estratégico no contexto organizacional. Mais especificamente, analisa a necessidade de criar um plano de comunicação para esse fim. Para demonstrar o racional por trás deste trabalho, um grupo de 39 organizações de orientação tecnológica do estado de Santa Catarina, um dos maiores ecossistemas tecnológicos do Brasil, é usado como amostra de diagnóstico. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário de classificação digital para composição da pesquisa, seguido de um segundo questionário definitivo, visando compreender a construção, o acesso e a disseminação das informações do Planejamento Estratégico nessas organizações. Com base na análise dos resultados obtidos, concluiu-se que é importante planejar e executar ações de comunicação voltadas para a compreensão do Planejamento Estratégico. Por fim, o trabalho apresenta uma sugestão de modelo para plano de comunicação de planejamento estratégico, desenvolvido pelo autor com base nas metodologias 5W2H e Balanced Scorecard.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aims to explore the need to develop a communications plan for the strategic planning of companies. Initially, it analyzes the available bibliography on the proposed theme in order to create the necessary connections to elucidate the need to internally communicate the Strategic Planning in the organizational context. More specifically, it analyzes the need to create a communication plan for this purpose. To demonstrate the rationale behind this work, a group of 39 technology-oriented organizations from the state of Santa Catarina, one of the largest technology ecosystems in Brazil, is used as a diagnostic sample. The research instrument used was a digital classification questionnaire for the composition of the research, followed by a second definitive questionnaire, aimed at understanding the construction, access and dissemination of Strategic Planning information in these organizations. Based on the analysis of the results obtained, it was concluded that it is important to plan and execute communication actions aimed at understanding the Strategic Planning. Finally, the work presents a suggestion of a model for a strategic planning communications plan, developed by the author based on the 5W2H and Balanced Scorecard methodologies.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.titlePlano de comunicações do planejamento estratégico : justificativa e desenvolvimentopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples