• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Plano de comunicações do planejamento estratégico : justificativa e desenvolvimento

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GABRIELA LUCIANA MACHADO.pdf (895.2Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Machado, Gabriela Luciana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho visa explorar a necessidade de desenvolver um plano de comunicação para o planejamento estratégico das empresas. Inicialmente, analisa a bibliografia disponível sobre o tema proposto a fim de criar as conexões necessárias para elucidar a necessidade de comunicar internamente o Planejamento Estratégico no contexto organizacional. Mais especificamente, analisa a necessidade de criar um plano de comunicação para esse fim. Para demonstrar o racional por trás deste trabalho, um grupo de 39 organizações de orientação tecnológica do estado de Santa Catarina, um dos maiores ecossistemas tecnológicos do Brasil, é usado como amostra de diagnóstico. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário de classificação digital para composição da pesquisa, seguido de um segundo questionário definitivo, visando compreender a construção, o acesso e a disseminação das informações do Planejamento Estratégico nessas organizações. Com base na análise dos resultados obtidos, concluiu-se que é importante planejar e executar ações de comunicação voltadas para a compreensão do Planejamento Estratégico. Por fim, o trabalho apresenta uma sugestão de modelo para plano de comunicação de planejamento estratégico, desenvolvido pelo autor com base nas metodologias 5W2H e Balanced Scorecard.
     
    Abstract: The present work aims to explore the need to develop a communications plan for the strategic planning of companies. Initially, it analyzes the available bibliography on the proposed theme in order to create the necessary connections to elucidate the need to internally communicate the Strategic Planning in the organizational context. More specifically, it analyzes the need to create a communication plan for this purpose. To demonstrate the rationale behind this work, a group of 39 technology-oriented organizations from the state of Santa Catarina, one of the largest technology ecosystems in Brazil, is used as a diagnostic sample. The research instrument used was a digital classification questionnaire for the composition of the research, followed by a second definitive questionnaire, aimed at understanding the construction, access and dissemination of Strategic Planning information in these organizations. Based on the analysis of the results obtained, it was concluded that it is important to plan and execute communication actions aimed at understanding the Strategic Planning. Finally, the work presents a suggestion of a model for a strategic planning communications plan, developed by the author based on the 5W2H and Balanced Scorecard methodologies.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83437
    Collections
    • MBA em gestão estratégica [343]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV