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dc.contributor.advisorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.creatorEscudero, Leonardo Lopespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-03T15:33:05Z
dc.date.available2023-07-03T15:33:05Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83345
dc.descriptionOrientador: Professor Paulo Padropt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O artigo aborda as tendências e teorias do processo de internacionalização, e o crescimento do fenômeno de empresas born globals. Internacionalização esta vinculada às mudanças econômicas, científicas e tecnológicas que marcaram as últimas décadas do século XX, período que emergem novas formas de negócios, assim como também, inovações nas metodologias e estratégias das empresas. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, baseou-se na revisão documental e bibliográfica do processo de internacionalização, conceito born globals, principais iniciativas e estratégias do marketing internacional, e descrição de principais riscos na expansão. Dentre as conclusões do estudo, diante dos avanços tecnológicos, não é mandatória a abertura de uma sede no exterior para ser internacional. Também compreende que existem algumas tendências e práticas de sucesso no processo de internacionalização destas empresas que já nascem globais, como o impacto da empresa contar com empreendedores com experiência de gerenciamento internacional e a necessidade do serviço prestado pela empresa passe por uma adaptação cultural. Interessante visualizar que o processo que antes era longo, estas empresas apresentaram uma rápida estruturação para expansão e adaptações necessárias. Em um mundo globalizado, faz-se mais comum a existência de born global e novos projetos de internacionalização, assim, com as tendências identificadas pode-se orientar de forma estratégica aqueles empreendedores que desejam explorar o mercado internacional.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleFenômeno das empresas born globals e fatores para internacionalização : uma análise teórica do processo e estratégias de marketing de expansãopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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