• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em marketing
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em marketing
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Fenômeno das empresas born globals e fatores para internacionalização : uma análise teórica do processo e estratégias de marketing de expansão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LEONARDO LOPES ESCUDERO.pdf (342.2Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Escudero, Leonardo Lopes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O artigo aborda as tendências e teorias do processo de internacionalização, e o crescimento do fenômeno de empresas born globals. Internacionalização esta vinculada às mudanças econômicas, científicas e tecnológicas que marcaram as últimas décadas do século XX, período que emergem novas formas de negócios, assim como também, inovações nas metodologias e estratégias das empresas. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, baseou-se na revisão documental e bibliográfica do processo de internacionalização, conceito born globals, principais iniciativas e estratégias do marketing internacional, e descrição de principais riscos na expansão. Dentre as conclusões do estudo, diante dos avanços tecnológicos, não é mandatória a abertura de uma sede no exterior para ser internacional. Também compreende que existem algumas tendências e práticas de sucesso no processo de internacionalização destas empresas que já nascem globais, como o impacto da empresa contar com empreendedores com experiência de gerenciamento internacional e a necessidade do serviço prestado pela empresa passe por uma adaptação cultural. Interessante visualizar que o processo que antes era longo, estas empresas apresentaram uma rápida estruturação para expansão e adaptações necessárias. Em um mundo globalizado, faz-se mais comum a existência de born global e novos projetos de internacionalização, assim, com as tendências identificadas pode-se orientar de forma estratégica aqueles empreendedores que desejam explorar o mercado internacional.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83345
    Collections
    • MBA em marketing [326]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV