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dc.contributor.advisorBorba, Carolina dos Anjos de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorOliveira, Helena Coitinho dept_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T17:37:43Z
dc.date.available2023-02-15T17:37:43Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80741
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Carolina dos Anjos de Borbapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/10/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação teve como principal intuito investigar as narrativas de quilombolas ingressos nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná. Alguns estudos mostram a presença, ainda que pouca, de estudantes quilombolas na Universidade, contudo, ao avançar um pouco mais em busca da presença desses sujeitos nos outros níveis de ensino, são poucos os resultados encontrados. No caso desta pesquisa, o primeiro passo foi descobrir quais programas possuíam discentes quilombolas e para isso, o levantamento utilizado foi por via de e-mails enviados para todos os programas de pós-graduação da Universidade, visto que a mesma não possui dados oficiais que contenham essas informações. O resultado obtido foi que dos oitenta e nove programas, apenas três possuíam quilombolas matriculados, contabilizando um total de quatro estudantes. Desses, três são interlocutores desta pesquisa e com as entrevistas realizadas pude compreender como é, para eles, a representação e percepção da universidade e do programa em que está inserido, além de analisar a importância das ações afirmativas para quilombolas nas pósgraduaçõespt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation had as its main purpose to investigate the narratives of quilombolas entrance in the undergraduate programs of the Federal University of Paraná (Universidade Federal do Paraná). Some studies show the presence, not an expressive one, of quilombola students at the University, however, it is unlikely to find these individuals in higher levels of educational programs. In the case of this search, the first step was to find out which programs had quilombola students and to this, the survey used was via emails sent to all graduate programs of the University, since it does not have official data containing such information. The result was that of the eighty-nine programs, only three had quilombolas registered accounting for a total of four students. Of this total amount, three are interlocutors of this research and with the interviews conducted understand how, for the interlocutors, the representation and perception of university and the program in which it is inserted, in addition to analyzing the importance of affirmative actions for quilombolas in postgraduate studies.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãopt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectDireitos humanos na educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes negrospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNarrativas educacionais quilombolas em programas de pós-graduação na Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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