Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWachowicz, Teresa Cristina, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorSilva, Ana Celise Ribeiro dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T13:11:57Z
dc.date.available2022-12-02T13:11:57Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80344
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Cristina Wachowiczpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 22/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem o objetivo de explorar a maneira como os estudantes, em contexto escolar, conseguem revisar os próprios textos - durante e/ou depois da conclusão da escrita -, reescrevendo-os a partir da atividade epilinguística (CULIOLI, 1995 [1983; 1984]; FRANCHI, 1991). A nossa hipótese inicial é de que as atividades epilinguística e metalinguística fundamentam a reescrita, pois esta não é proposta metodológica e nem apenas uma atividade escolar, ela tem fundamentação filosófica, além de ser tão natural quanto a fala, nos levando a reescrever a todo momento. Para fundamentar a hipótese, analisaremos produções textuais de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Nelas serão investigados traços de revisão e quais os seus desdobramentos na reescrita dos estudantes. Também nos atentaremos em perceber que tipo de mudança acontece, se elas são monitoradas por um professor responsável, se são automonitoradas (pelos próprios estudantes) ou se não deixam vestígios de correção. Aqui destacaremos que o aluno deve estar no centro do processo, para desenvolver a autonomia textual e não se guiar por modelos de escrita.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to explore the way in which students, in a school context, manage to revise their own texts - during and/or after the completion of writing -, rewriting them based on epilinguistic activity (CULIOLI, 1995 [1983; 1984]; FRANCHI, 1991). Our initial hypothesis is that epilinguistics and metalinguistics activities underlie rewriting, as this is not a methodological proposal and not just a school activity, it has a philosophical foundation, in addition to being as natural as speech, leading us to rewrite at all times. To support the hypothesis, we will analyze textual productions of students in the 9th grade of Elementary School. In them, traces of revision will be investigated and what their consequences are in the students' rewriting. We will also pay attention to what kind of change takes place, if they are monitored by a responsible teacher, if they are self-monitored (by the students themselves) or if they leave no traces of correction. Here we will emphasize that the student must be at the center of the process, to develop textual autonomy and not be guided by writing models.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleCriatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescritapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples