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dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherRios, Diogo Francopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorMoreira, Laura Lealpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T14:34:07Z
dc.date.available2022-11-10T14:34:07Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80077
dc.descriptionOrientador: Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Diogo Franco Riospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 21/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo tecer compreensões sobre a formação, atuação de professores e a institucionalização do primeiro curso superior de formação de professores de matemática, criado em 1960, no âmbito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul (RS). Para a concretização desta proposta foram realizadas entrevistas com professores de matemática, que estiveram envolvidos no movimento de articulação profissional em busca de um espaço formal de formação de professores. A partir dessas entrevistas, intencionou-se compor narrativas sobre a criação do primeiro curso de formação de professores de matemática de Pelotas-RS. Da produção dessas narrativas, destacamos: a existência de dois grupos de articulação profissional, a Associação Sul Rio-Grandense de Professores (AsR p) e o Centro de Estudos Matemáticos (CEM), que se constituíram importantes espaços de formação e discussão para o professorado pelotense, a partir da década de 1930; além das lutas de duas professoras normalistas que sofreram preconceito ao ingressarem em um curso de Licenciatura em Matemática, e de um professor, que mesmo situado no interior do Rio Grande do Sul, em meados de 1957, publica um artigo na Revista da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), sobre suas considerações a respeito da matemática. Para a produção e a análise das fontes orais deste trabalho, foram mobilizados os parâmetros teórico-metodológicos da história oral (HO), tal qual vem sendo desenvolvido pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to weave understandings about the formation, performance of teachers and the institutionalization of the first higher education course for mathematics teachers, created in 1960, within the scope of the Universidade Católica de Pelotas (UCPel), in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). In order to implement this proposal, interviews were carried out with mathematics teachers, who were involved in the professional articulation movement in search of a formal space for teacher training. From these interviews, it was intended to compose narratives about the creation of the first mathematics teacher training course in Pelotas (RS). From the production of these narratives, we highlight: the existence of two groups of professional articulation, the Associação Sul Rio-Grandense de Professores (ASRP) and the Centro de Estudos Matemáticos (CEM), which constituted important spaces for training and discussion for the teachers of Pelotas, from the 1930s; in addition to the struggles of two normalistas teachers who suffer prejudice when entering the degree course in Mathematics and a teacher, who, even located in the countryside of Rio Grande do Sul, in mid-1957, publishes an article in the Revista da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), on their considerations about mathematics. For the production and analysis of the oral sources of this work, the theoretical-methodological parameters of oral history (OH) were utilized, as they have been developed by the Group of Oral History and Mathematics Education (GHOEM).pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectProfessores de matematica - Formaçãopt_BR
dc.subjectLicenciatura - Matemáticapt_BR
dc.subjectHistoria oralpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleTrajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RSpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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