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dc.contributor.advisorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorLopes, Viviane Aparecida Fuggipt_BR
dc.date.accessioned2022-12-08T18:14:38Z
dc.date.available2022-12-08T18:14:38Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79895
dc.descriptionOrientadora: Profª. Draª Marynelma Camargo Garanhanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 02/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 170-181pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como as orientações de uso dos materiais e/ou equipamentos, apresentadas nos documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a Educação Infantil, abordam o movimento do corpo da criança. Para tanto, foi necessário identificar quais documentos orientam sobre o uso de materiais e/ou equipamentos na educação da criança e analisar como as orientações de uso dos materiais e/ou equipamentos, contidos nesses documentos, abordam o movimento do corpo da criança. O estudo se caracterizou como uma pesquisa documental construída a partir da análise de 14 documentos normativos e orientadores do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a Educação Infantil. A Análise Temática (AT), foi realizada à luz de pressupostos teóricos dos estudos de Forneiro (1998) sobre a organização dos espaços e materiais; Tim Ingold (2002, 2011), com as abordagens ecológicas; Gibson (1986) com o conceito de affordance, e Garanhani (2004, 2015) sobre o trabalho educativo do corpo da criança em movimento. A análise se organizou nos temas: 1. Tipos de materiais e/ou equipamentos para a Educação Infantil, a qual revelou evidências sobre características de polimaterialidade e multissensorialidade dos materiais e/ou equipamentos para a Educação Infantil; 2. Organização dos materiais e/ou equipamentos na Educação Infantil, ressaltou que a acessibilidade em espaços internos e externos é um elemento favorecedor dos movimentos para autonomia da criança; e 3. Relação da criança com os materiais e/ou equipamentos da Educação Infantil, mostrou que a exploração de movimentos em materiais e/ou equipamentos é necessária para a criança ampliar o conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo. As evidências conduziram à conclusão de que os documentos analisados trazem orientações sobre a necessidade da criança explorar o seu corpo em movimento, na relação com os materiais e/ou equipamentos disponibilizados nos ambientes da Educação Infantil e que estas experiências promovem interações entre crianças, crianças e adultos e delas com a natureza, por meio de affordances.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research aims to understand how the guidelines for the use of materials and/or equipment, presented in the documents of the Ministry of Education of Brazil (MEC) for Early Childhood Education, address the movement of the child's body. Therefore, it was necessary to identify which documents provide guidance on the use of materials and/or equipment in child education and to analyze how the guidelines for the use of materials and/or equipment contained in these documents, address the movement of the child's body. The study was characterized as documentary research built from the analysis of 14 normative and guiding documents of the Ministry of Education of Brazil (MEC) for Early Childhood Education. The Thematic Analysis (TA) was carried out in the light of theoretical assumptions from studies by Forneiro (1998) on the organization of spaces and materials; Tim Ingold (2002, 2011), with ecological approaches; Gibson (1986) with the concept of affordance, and Garanhani (2004, 2015) on the educational work of the child's body in movement. The analysis was organized around the following themes: 1. Types of materials and/or equipment for Early Childhood Education, which revealed evidence of polymateriality and multisensory characteristics of materials and/or equipment for Early Childhood Education; 2. Organization of materials and/or equipment in Early Childhood Education, it was highlighted that the accessibility in internal and external spaces is an element that favors the movements for the autonomy of the child; and 3. Relationship of the child with the materials and/or equipment of Early Childhood Education, it was shown that the exploration of movements with materials and/or equipment is necessary for the child to expand the knowledge about themself and about the world. The evidence led to the conclusion that the documents analyzed guide the need for children to explore their body in movement, concerning materials and/or equipment available in Early Childhood Education environments and that these experiences promote interactions among children, children and adults, and with nature, through affordances.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação sensorialpt_BR
dc.titleMateriais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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