dc.contributor.advisor | Pereira, Paula da Silva Inácio, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Marili Rute Mendes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T23:22:21Z | |
dc.date.available | 2022-10-20T23:22:21Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79708 | |
dc.description | Orientadora: Paula Pereira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho destaca a importância das brincadeiras e jogos lúdicos no processo de aprendizagem no contexto escolar do ensino infantil. Foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo feita em escolas municipais situadas em Paranaguá incluindo em seu corpus professores, alunos e comunidade escolar. Durante os encontros desenvolvidos nas escolas foram aplicados os conteúdos da grade curricular abordados na Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná – litoral. O GT do PEGPEDI se compunha de 15 pesquisadores espargidos pelas escolas do ensino infantil situadas no município. Os resultados confirmam que os brinquedos e jogos lúdicos (Kishimoto, 1994) tratam-se de um conjunto de preceitos educativos de alcance universal (Röhrs e Montessori 2010), que devem ser utilizados em uma concepção pedagógica inclusiva (Freire, 1996), como instrumentos pedagógicos para a aprendizagem (Vygotsky, 1991). | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo (Educação) | pt_BR |
dc.subject | Educação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Exercicios e jogos | pt_BR |
dc.title | A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |