dc.contributor.advisor | Marafon, Danielle | pt_BR |
dc.contributor.author | Galbo, Camila Suhélen | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T22:40:47Z | |
dc.date.available | 2022-10-20T22:40:47Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79704 | |
dc.description | Orientadora: Danielle Marafon | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo tecer algumas considerações à atual forma de organização escolar, que vive e se relaciona intimamente com os pressupostos da educação bancária e é também, uma proposta de organização escolar baseada no desenvolvimento humano por meio do movimento, do corpo e das práticas corporais, tendo em vista os inúmeros benefícios, da correlação entre corpo e mente, para o aprendizado do bem viver, contrapondo o modelo mecanicista e competitivo, de segregação social e opressão. Buscando o despertar da autonomia por meio da livre expressão corporal e da educação sensível. Construindo a autonomia das crianças, partindo da realidade, dos interesses e necessidades delas, nesse sentido contribuindo para alcançar uma Gestão Democrática em respeito infância. Nosso aporte teórico teve como autores FREIRE (2017); MONTESSORI (1936); BERGE (1975), entre outros. Tivemos como instrumento de coleta de dados entrevista com os educandos e observação direta das práticas e métodos adotados pelos educadores, buscando uma resignificação dos objetivos escolares e a superação de paradigmas tradicionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Administração | pt_BR |
dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
dc.title | Da gestão democrática ao respeito á infância : por uma educação pelo movimento | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |