dc.contributor.advisor | Marafon, Danielle | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Mislaine Maria de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T22:01:46Z | |
dc.date.available | 2022-10-20T22:01:46Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79702 | |
dc.description | Orientadora: Danielle Marafon | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estudos acerca dos Projetos Político Pedagógicos inserem-se na contextualização da atual conjuntura das políticas educacionais, sendo assim, pensar a construção deste documento é refletir sobre a escola, seu papel, sua função, seus fins e seus desafios no contexto atual. Portanto, nesta perspectiva, este trabalho discutir sobra a elaboração do PPP e sua significância na organização do trabalho pedagógico, assim como na gestão democrática da escola. O enfoque desta discussão se encontra na forma de elaboração do PPP, a qual consideramos ser a democrática participativa, enfatizando a importância da coletividade, neste processo, para que as ansiedades, necessidades e desejos de todos os segmentos da escola sejam atendidos. Este estudo conta ainda com uma pesquisa de campo, onde após a ocorrência de alguns encontros do grupo para estudos a respeito da gestão democrática e construção do PPP, os professores participantes do GPDI procederam a análise do PPP de algumas escolas municipais. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Administração | pt_BR |
dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
dc.title | A importância da construção coletiva do PPP, na organização do trabalho pedagógico e para o fortalecimento da gestão democrática da escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |