dc.contributor.advisor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Marili Moreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T18:20:59Z | |
dc.date.available | 2022-10-20T18:20:59Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79683 | |
dc.description | Orientadora: Édina Mayer Vergara | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema o processo de inclusão de criança com Transtorno Mental na Educação Infantil. Tendo como objetivo geral: analisar o processo de inclusão de Pessoa com Transtorno Mental em seus limites e possibilidades pedagógicas, tem como objetivos específicos: Investigar como o processo de inclusão na escola é efetivado; relacionar a inclusão e a aquisição da autonomia pela criança e discutir o papel da escola para que se efetivem aprendizagens. Tem como metodologia a pesquisa bibliográfica com autores da área da educação inclusiva como Leitão (2010), Rodrigues (2003), Coll (1995), entre outros que abordam a inclusão como imprescindível para a inserção social e laboral de Pessoas com Transtorno Mental. Concluiu-se que incluir no processo de ensino é proporcionar meios para o exercício tanto de sua autonomia quanto de outros direitos de sua cidadania ao longo de sua vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Transtorno mental | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão da criança com transtorno mental na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |