dc.contributor.advisor | Dutra, Vandecy Silva, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Inalda de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T17:59:53Z | |
dc.date.available | 2022-10-20T17:59:53Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79681 | |
dc.description | Orientadora : Vandecy Silva Dutra | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo acompanhar casos diagnosticados de Transtorno Opositivo Desafiador nas séries iniciais da Escola Municipal Hugo Pereira Correa. Em alguns deles o TOD pode disfarçar sintomas do Espectro Autista e do Autismo. Dessa maneira a observação dos alunos nas séries iniciais, Ensino Fundamental I, é de extrema importância. Uma vez que o papel do professor, coordenador com demais integrantes da equipe pedagógica e famíla do discente, faz com que as chances de um diagnóstico mais preciso e início do tratamento adequado sejam mais eficazes proporcionando ao indivíduo uma qualidade de vida plena. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.title | Transtorno opositor desafiador : acompanhamento de casos nas séries iniciais na rede municipal de ensino em Paranaguá | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |