Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorRuppel, Deborah Talitapt_BR
dc.contributor.otherSchadeck, Ruth Janice Guse, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Márcia Helena, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T16:28:20Z
dc.date.available2022-09-19T16:28:20Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78762
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionCoorientadoras: Ruth J. Guse Schadeck e Márcia Helena Mendonçapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionBiológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma mídia tecnológica interativa intitulada Célula Interativa 3D, para o ensino de biologia celular aos estudantes do Ensino Médio. Para tanto, além da produção do material em si, o trabalho apresenta o embasamento teórico referente à utilização de mídias tecnológicas no ensino e à forma como podem propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa e gratificante. O desenvolvimento do projeto tomou como base o método ADDIE (análise, desenvolvimento, design, implementação e avaliação), que contempla cada etapa da criação do material, desde a concepção e idéia inicial, até a aplicação e análise dos dados coletados com o público alvo. O material foi aplicado em um colégio da rede estadual da região de Curitiba, em cinco turmas do Ensino Médio Regular, sendo quatro do 1º ano e uma do 3º ano e em uma turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Administração. Durante a atividade os estudantes puderam testar livremente o material produzido. A avaliação do material foi efetuada através da aplicação de dois questionários. O principal objetivo dos questionários foi categorizar o entendimento dos estudantes sobre o conceito de célula e a percepção de seu raciocício abstrato, necessário à concretização deste conceito. Neste viés, o emprego do aplicativo Célula Interativa 3D trouxe resultados promissores na superação das dificuldades usualmente encontradas pelos aprendizes na identificação e elaboração da imagem mental de uma célula animal em três dimensões.pt_BR
dc.format.extent78 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectCelulaspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.titleO uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples