dc.contributor.advisor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ruppel, Deborah Talita | pt_BR |
dc.contributor.other | Schadeck, Ruth Janice Guse, 1957- | pt_BR |
dc.contributor.other | Mendonça, Márcia Helena, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T16:28:20Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T16:28:20Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78762 | |
dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | pt_BR |
dc.description | Coorientadoras: Ruth J. Guse Schadeck e Márcia Helena Mendonça | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma mídia tecnológica interativa intitulada Célula Interativa 3D, para o ensino de biologia celular aos estudantes do Ensino Médio. Para tanto, além da produção do material em si, o trabalho apresenta o embasamento teórico referente à utilização de mídias tecnológicas no ensino e à forma como podem propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa e gratificante. O desenvolvimento do projeto tomou como base o método ADDIE (análise, desenvolvimento, design, implementação e avaliação), que contempla cada etapa da criação do material, desde a concepção e idéia inicial, até a aplicação e análise dos dados coletados com o público alvo. O material foi aplicado em um colégio da rede estadual da região de Curitiba, em cinco turmas do Ensino Médio Regular, sendo quatro do 1º ano e uma do 3º ano e em uma turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Administração. Durante a atividade os estudantes puderam testar livremente o material produzido. A avaliação do material foi efetuada através da aplicação de dois questionários. O principal objetivo dos questionários foi categorizar o entendimento dos estudantes sobre o conceito de célula e a percepção de seu raciocício abstrato, necessário à concretização deste conceito. Neste viés, o emprego do aplicativo Célula Interativa 3D trouxe resultados promissores na superação das dificuldades usualmente encontradas pelos aprendizes na identificação e elaboração da imagem mental de uma célula animal em três dimensões. | pt_BR |
dc.format.extent | 78 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Celulas | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |