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dc.contributor.advisorGarcia, Consuelo de Menezespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCarvalho, Neusa Maria Gomide Pacheco dept_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T15:39:43Z
dc.date.available2023-01-18T15:39:43Z
dc.date.issued1981pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78571
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Consuelo de Menezes Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 59-63pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa ocupou-se com o treinamento aos pais para atuarem em estimulação de crianças, entre quatro e sete anos de idade, com deficiência auditiva severa ou extrema, de forma a facilitar a essas crianças aquisição da fala e pronti dão para a escolaridade obrigatória (sete a quatorze anos). Dadas as condições do Estado do Paraná que, de a cordo com os dados apresentados no presente trabalho (páginas 3,4 e 5) são de quase impedimento de educação anterior aos se te anos, faz-se necessária uma proposta de treinamento aos pais para atuarem em estimulação de crianças deficientes audi^ tivas, preparando seus filhos para a escolaridade obrigatória. Para montagem do currículo de treinamento aos pais baseou-se a autora da pesquisa nas idéias de Concepções de Currículo de EISNER & WALLANCE, utilizando-se a concepção de "Currículo como desenvolvimento de processos cognitivos" para o treinamento dos pais dos deficientes; e a concepção de "cur rículo para auto-atualização" para o treinamento que os pais deverão direcionar aos filhos deficientes da audição. Elaborou-se um modelo de treinamento composto de três partes: treinamento auditivo, desenvolvimento de psicomotoricidade e trabalho em liguagem interna e receptiva. Considera-se que o relacionamento entre os pais e a criança deficiente auditiva deverá ser de aceitação mútua e que todas as horas e momentos do dia devem ser aproveitados; portanto, não se determina um horário especial para o traba lho, mas recomenda-se aos pais aproveitarem as oportunidades da vida diária para alcançarem os objetivos selecionados, uti lizando-se dos passos teóricos indicados nesta proposta.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research deals with the training of four and seven years children's parents with severe or extreme audit!, ve deficiency, in order to facilitate their children's speech acquisition and to prepare them for the compulsory education age from seven to fourteen years. Considering Parana environment and social problems to the data presented in this paper (pages 3, 4 and 5), are of almost impediment of early education, a proposition of training is necessary, in order to enable the parents to act in stimulation of auditive children, preparing them for the compulsory education. In the composition of the parental training curri. culum, this author followed EISNER & WALLANCE'S conceptions of "curriculum development of congitive processes", for the training of the parents themselves, and the conception of "curriculum for self-actualization", for the training and orientation to be dispensed to the auditive deficient chi^ dren. A three dimension model is proposed, composed by: auditve training, psychomoticity development, and internal receptive language work. The relationship between parents and auditive deficient children is recommended to be ofmutual acceptance, and there is no determination of special schecule for their work. The parents are oriented to take advantage of all daily life opportunities for interection, to reach the selected objectives by appling the theoretical steps indicated in this paper.pt_BR
dc.format.extent63 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDisturbios da audição nas criançaspt_BR
dc.subjectCrianças com deficiência - Relações com a famíliapt_BR
dc.subjectEdcuaçãopt_BR
dc.titleProposta de treinamento de pais para atuarem em estimulação de crianças entre quatro e sete anos de idade com deficiência auditiva severa ou extremapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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