Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Katia L. L., 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-14T19:31:51Z
dc.date.available2022-10-14T19:31:51Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78309
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Catarina Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 100-108pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho pauta as concepções de literatura infantil, infância e Educação Infantil, que nos conduzem à temática sobre o ensino da literatura infantil na formação inicial dos licenciados em Pedagogia que atuarão na Educação Infantil. O objetivo é compreender e analisar a convergência de atuação dos grupos de pesquisa sobre literatura infantil, Educação Infantil e a graduação em Pedagogia das universidades que logram tais grupos; investigar a concepção dos grupos sobre a literatura infantil, a presença da literatura infantil nos cursos de Pedagogia e suas ações desenvolvidas na formação inicial. O presente estudo teve como base a pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e empírica. A geração de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e com o consentimento dos entrevistados pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os sujeitos da pesquisa foram sete professoras e um professor, representantes dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil, de instituições públicas e privadas, que tratam da temática sobre a literatura infantil. A entrevista teve como finalidade a coleta do material empírico, o qual foi interpretado pela análise do conteúdo de Bardin (2011). Neste sentido, os dados mostram que os grupos de pesquisa destacam três pontos importantes em relação à concepção de literatura infantil. Primeiro, que o adjetivo infantil não deve diminuir o valor da literatura como produção estética e cultural no âmbito literário. Segundo, concebem a literatura infantil enquanto processo humanizador e como arte. Terceiro, eles consideram factível a formação literária do pedagogo enquanto graduando, enquanto pessoa e profissional, que atua ou que atuará na Educação Básica. Portanto, se pondera a necessidade de criar pautas de discussões sobre a temática da literatura infantil na formação inicial, em um processo de reorganização curricular dos cursos de Pedagogia. Os grupos indicam ações de formação tanto na graduação, como na pósgraduação. O forte caráter extensionista, na interface com a pesquisa e o ensino, indica uma presença até maior das questões feitas à literatura infantil na formação continuada em relação à formação inicial. Assim, concluímos que a presença da literatura infantil nos currículos dos cursos de Pedagogia, está aos poucos ganhando espaço, mas ainda há muito a fazer para se constituir como um espaço de direito na formação inicial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work guides the conceptions of children's literature, childhood, and Early Childhood Education, which lead us to the theme about the teaching of children's literature in the undergraduate Pedagogy course who will work in Early Childhood Education. The aim is to understand and analyze the convergence of action of research groups on children's literature, Early Childhood Education, and the Pedagogy undergraduate course of the universities that achieve such groups; to investigate the groups' conception of children's literature, the presence of children's literature in the Pedagogy undergraduate course and its actions developed in initial training. The present study was based on qualitative, bibliographic, documentary, and empirical research. Data generation was performed through a semi-structured interview and with the consent of the interviewees through the Informed Consent Form. The research subjects were seven female teachers and one male teacher, representatives of research groups registered in the Directory of Research Groups in Brazil, from public and private institutions, which deal with the theme of children's literature. The purpose of the interview was to collect empirical material, which was interpreted by Bardin's (2011) content analysis. In this sense, the data show that the research groups highlight three important points concerning the conception of children's literature. Firstly, that the adjective childish should not diminish the value of literature as an aesthetic and cultural production in the literary sphere. Secondly, they conceive children's literature as a humanizing process and as art. Thirdly, they consider the literary training during the Pedagogy undergraduate course something feasible, as an undergraduate student, as a person, and as a professional who works or will work in Basic Education. Therefore, the need to create discussion guidelines on the theme of children's literature in initial training is considered, in a process of curricular reorganization of the Pedagogy undergraduate course. The groups indicate training actions both at undergraduate and graduate levels. At the interface with research and teaching, the strong extensionist character indicates an even greater presence of questions made to children's literature in continuing education related to the undergraduate level. Thus, we conclude that the presence of children's literature, in the curricula of Pedagogy courses, is gradually gaining ground, but there is still much to be done to establish itself as a space of law in initial training.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Curriculospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs grupos de pesquisa de literatura infantil, a educação infantil e a formação inicialpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples