Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-pt_BR
dc.contributor.authorAntonio, Ricardo Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T19:44:18Z
dc.date.available2022-09-02T19:44:18Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78200
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Marins de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 127-134pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: História e Historiografia da Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho investiga o contexto histórico e artístico no qual atuou a escola de arte fundada pelo artista plástico norueguês Alfredo Andersen em Curitiba. Analisa a história da escola desde a sua fundação em 1902, até 1962, momento em que passou a ser administrada pelo governo do Estado sob a denominação de Casa de Alfredo Andersen - Museu e Escola de Arte. Discorre sobre os fatores que contribuíram para que a casa onde viveu e trabalhou Alfredo Andersen tenha sido transformada em um símbolo da tradição artística do Paraná após a morte do artista. Utiliza fontes fotográficas e artísticas para reconstituir o espaço escolar, suas práticas e instrumentos. Apóia-se em depoimentos orais para identificar quem foram seus frequentadores e quais métodos e conceitos pedagógicos direcionaram sua experiência de ensino. Analisa as tensões e conflitos originados pelo contexto artístico e histórico da Curitiba das décadas de 1940 e 1950 e seus reflexos no direcionamento da Escola Andersen.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this paper the author investigates the historical and artistic context of the art school founded by the Norwegian artist Alfredo Andersen, in Curitiba. The school’s history is analyzed since its creation back in 1902, until 1962, when its management was transferred to the state government, under the name Casa de Alfredo Andersen – Museum and Art School. The author talks about factors that contributed for the conversion of the house in which Alfredo Andersen lived and worked into a symbol of artist tradition in Paraná, after the artist death. Pictures and paintings are used to reconstitute the school, the work and tools. Supported by verbal methods and concepts that were part of the learning experience. Furthermore, it analyzes tensions and conflicts derived from Curitiba’s artistic and historical context in the forties and fifties, and how this reflected on the school’s orientation.pt_BR
dc.format.extent134 f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectArte - Históriapt_BR
dc.subjectArte - Paranápt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAndersen, Alfredo, 1860-1935pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA escola de arte de Alfredo Andersen : 1902-1962pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples