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dc.contributor.advisorTorres Neto, Walter Lima, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorPucci, Michelle, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T19:29:24Z
dc.date.available2022-08-22T19:29:24Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77995
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Walter Lima Torres Netopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 03/06/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: A produção dramatúrgica de Manoel Carlos Karam marcou uma geração de artistas e profissionais liberais da área da cultura. Desde a fundação do Grupo XPTO entre os anos de 1968 e 1970 até a criação do Grupo Margem em 1973, que permaneceu ativo durante toda a década de 1970, Karam reuniu em torno de si diversos colaboradores. Essa dissertação analisa dois de seus textos teatrais - O Cavalo Branco de Napoleão (1973) e O Cavaleiro Negro contra Gumercindo Tavares (1974). A análise foi realizada empregando-se o conceito de "jogo", baseada na teoria de Roger Caillois (2017) e de Johan Huizinga (1971). Karam e seu teatro são discutidos dentro do contexto do teatro curitibano do período e em relação com o conjunto da sua produção literária e jornalística.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Manoel Carlos Karam's dramaturgic production marked a generation of artists and liberal professionals of Culture. Since the beginning of Grupo XPTO, between 1968 and 1970, until the creation of Grupo Margem in 1973, which was active in the 1970s, Karam united around him many collaborators. This thesis analysis two of his theatrical texts - O Cavalo Branco de Napoleão (1973) and O Cavaleiro Negro contra Gumercindo Tavares (1974). The concept of "game", based on Roger Caillois (2017) and Johan Huizinga (1971), was applied in the analysis. Karam and his theatre are considered in the context of Curitibano theatre from the time and in relation with his literary and journalist production.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectKaram, Manoel Carlos, 1947-2007pt_BR
dc.subjectTeatro paranaensept_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectLiteratura paranaensept_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO jogo na dramaturgia de Manoel Carlos Karampt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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