O jogo na dramaturgia de Manoel Carlos Karam
Resumo
Resumo: A produção dramatúrgica de Manoel Carlos Karam marcou uma geração de artistas e profissionais liberais da área da cultura. Desde a fundação do Grupo XPTO entre os anos de 1968 e 1970 até a criação do Grupo Margem em 1973, que permaneceu ativo durante toda a década de 1970, Karam reuniu em torno de si diversos colaboradores. Essa dissertação analisa dois de seus textos teatrais - O Cavalo Branco de Napoleão (1973) e O Cavaleiro Negro contra Gumercindo Tavares (1974). A análise foi realizada empregando-se o conceito de "jogo", baseada na teoria de Roger Caillois (2017) e de Johan Huizinga (1971). Karam e seu teatro são discutidos dentro do contexto do teatro curitibano do período e em relação com o conjunto da sua produção literária e jornalística. Abstract: Manoel Carlos Karam's dramaturgic production marked a generation of artists and liberal professionals of Culture. Since the beginning of Grupo XPTO, between 1968 and 1970, until the creation of Grupo Margem in 1973, which was active in the 1970s, Karam united around him many collaborators. This thesis analysis two of his theatrical texts - O Cavalo Branco de Napoleão (1973) and O Cavaleiro Negro contra Gumercindo Tavares (1974). The concept of "game", based on Roger Caillois (2017) and Johan Huizinga (1971), was applied in the analysis. Karam and his theatre are considered in the context of Curitibano theatre from the time and in relation with his literary and journalist production.
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- Dissertações [372]