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dc.contributor.advisorAlle, Lupe Furtadopt_BR
dc.contributor.authorAlencastro, Maria Clara, 1996-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Robson Mariano Euzébio de, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T18:37:12Z
dc.date.available2022-08-10T18:37:12Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77705
dc.descriptionOrientador: Lupe Furtado Allept_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Nos últimos anos, os jogos didáticos vem ganhando mais relevância nos espaços educacionais, devido a forma com que eles auxiliam na aprendizagem dos alunos de maneira lúdica e interativa. A demanda por metodologias diferenciadas surge por causa de questões como a falta de motivação dos alunos e consequentemente, a compreensão superficial dos conceitos, muitas vezes quase nula. Esses recursos didáticos alternativos são ferramentas para o professor, permitindo que ocorra uma aprendizagem gradual, levando à fixação dos conceitos pelos alunos, além de uma participação ativa na construção do conhecimento individual e coletivo. Assim, o jogo didático é uma importante ferramenta ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos e desenvolver o trabalho cooperativo. No entanto, cada tipo de jogo possui suas vantagens e desvantagens, assim como qualquer metodologia ou recurso educacional. Portanto, o presente estudo tem como objetivo verificar se o livro-jogo pode ser classificado como um material didático adequado através da confecção de um capítulo modelo e a utilização do mesmo em sala de aula, seguido da aplicação de questionários. Dessa forma, foram explorados os diferentes benefícios do uso do livro-jogo na educação, visando compreender como esse recurso didático pode influenciar no interesse do aluno pela aprendizagem e como esse jogo é capaz de afetar a consolidação do conhecimento. Através da análise dos questionários, foi possível concluir que apesar de aspectos pontuais que ainda podem ser melhorados, o livro-jogo realmente é um material didático efetivo, permitindo uma melhor compreensão do conteúdo e levando os alunos a refletirem sobre temas importantes da atualidade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleLivro-jogo : uma boa ferramenta de ensino?pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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