Livro-jogo : uma boa ferramenta de ensino?
Data
2018Autor
Alencastro, Maria Clara, 1996-
Oliveira, Robson Mariano Euzébio de, 1994-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Nos últimos anos, os jogos didáticos vem ganhando mais relevância nos espaços educacionais, devido a forma com que eles auxiliam na aprendizagem dos alunos de maneira lúdica e interativa. A demanda por metodologias diferenciadas surge por causa de questões como a falta de motivação dos alunos e consequentemente, a compreensão superficial dos conceitos, muitas vezes quase nula. Esses recursos didáticos alternativos são ferramentas para o professor, permitindo que ocorra uma aprendizagem gradual, levando à fixação dos conceitos pelos alunos, além de uma participação ativa na construção do conhecimento individual e coletivo. Assim, o jogo didático é uma importante ferramenta ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos e desenvolver o trabalho cooperativo. No entanto, cada tipo de jogo possui suas vantagens e desvantagens, assim como qualquer metodologia ou recurso educacional. Portanto, o presente estudo tem como objetivo verificar se o livro-jogo pode ser classificado como um material didático adequado através da confecção de um capítulo modelo e a utilização do mesmo em sala de aula, seguido da aplicação de questionários. Dessa forma, foram explorados os diferentes benefícios do uso do livro-jogo na educação, visando compreender como esse recurso didático pode influenciar no interesse do aluno pela aprendizagem e como esse jogo é capaz de afetar a consolidação do conhecimento. Através da análise dos questionários, foi possível concluir que apesar de aspectos pontuais que ainda podem ser melhorados, o livro-jogo realmente é um material didático efetivo, permitindo uma melhor compreensão do conteúdo e levando os alunos a refletirem sobre temas importantes da atualidade.
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