dc.contributor.advisor | Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Gabriel Luís Brucinski, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Livia de Moura, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T18:23:49Z | |
dc.date.available | 2022-08-10T18:23:49Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77690 | |
dc.description | Orientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: As preocupações com o meio ambiente têm sido premente nos últimos anos. Em especial o ambiente marinho vem sofrendo acentuada degradação, consequência de uma desajustada relação com as atividades antropogênicas. Tal constatação exige uma transformação na percepção das relações humanas com o ambiente marinho que culmine numa mudança de comportamento por parte do cidadão. Para que isso se torne realidade, a escola como espaço formal de formação cidadã, ao trabalhar as disciplinas de Ciências e Biologia, exerce papel de fundamental importância por oportunizar a discussão da temática Biologia Marinha. Nesse sentido, esta pesquisa enfoca nos conteúdos e estratégias de ensino de Biologia Marinha em Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública e privada. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva envolvendo análise documental onde buscamos como base a BNCC e Referencial Bibliográfico de publicações que não ultrapassam a antecedência de dez anos. Os critérios de abordagem dos conteúdos programáticos foram baseados quanto às dimensões ambiental e socioeconômica, e quanto às competências específicas da BNCC. Por fim discutimos sobre como o ensino da Biologia Marinha contribuir para a transformação social dentro das referidas dimensões. Os resultados demonstraram que em relação a dimensão ambiental a abordagem se mostra pouco enfática com enfoque conservacionista e na dimensão socioeconômica predomínio de uma visão antropocêntrica. Contudo fica evidente a necessidade de critérios mais rigorosos na elaboração do LD de modo a aproximar a realidade do cotidiano social para sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Biologia marinha | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | Estudo dos conteúdos e estratégias de ensino de biologia marinha em livros didáticos e biologia | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |