Estudo dos conteúdos e estratégias de ensino de biologia marinha em livros didáticos e biologia
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Data
2018Autor
Pinto, Gabriel Luís Brucinski, 1981-
Oliveira, Livia de Moura, 1987-
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Resumo: As preocupações com o meio ambiente têm sido premente nos últimos anos. Em especial o ambiente marinho vem sofrendo acentuada degradação, consequência de uma desajustada relação com as atividades antropogênicas. Tal constatação exige uma transformação na percepção das relações humanas com o ambiente marinho que culmine numa mudança de comportamento por parte do cidadão. Para que isso se torne realidade, a escola como espaço formal de formação cidadã, ao trabalhar as disciplinas de Ciências e Biologia, exerce papel de fundamental importância por oportunizar a discussão da temática Biologia Marinha. Nesse sentido, esta pesquisa enfoca nos conteúdos e estratégias de ensino de Biologia Marinha em Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública e privada. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva envolvendo análise documental onde buscamos como base a BNCC e Referencial Bibliográfico de publicações que não ultrapassam a antecedência de dez anos. Os critérios de abordagem dos conteúdos programáticos foram baseados quanto às dimensões ambiental e socioeconômica, e quanto às competências específicas da BNCC. Por fim discutimos sobre como o ensino da Biologia Marinha contribuir para a transformação social dentro das referidas dimensões. Os resultados demonstraram que em relação a dimensão ambiental a abordagem se mostra pouco enfática com enfoque conservacionista e na dimensão socioeconômica predomínio de uma visão antropocêntrica. Contudo fica evidente a necessidade de critérios mais rigorosos na elaboração do LD de modo a aproximar a realidade do cotidiano social para sala de aula.
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