• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estudo dos conteúdos e estratégias de ensino de biologia marinha em livros didáticos e biologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    GABRIEL LUIS BRUCINSKI PINTO, LIVIA DE MOURA OLIVEIRA.pdf (1.923Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Pinto, Gabriel Luís Brucinski, 1981-
    Oliveira, Livia de Moura, 1987-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As preocupações com o meio ambiente têm sido premente nos últimos anos. Em especial o ambiente marinho vem sofrendo acentuada degradação, consequência de uma desajustada relação com as atividades antropogênicas. Tal constatação exige uma transformação na percepção das relações humanas com o ambiente marinho que culmine numa mudança de comportamento por parte do cidadão. Para que isso se torne realidade, a escola como espaço formal de formação cidadã, ao trabalhar as disciplinas de Ciências e Biologia, exerce papel de fundamental importância por oportunizar a discussão da temática Biologia Marinha. Nesse sentido, esta pesquisa enfoca nos conteúdos e estratégias de ensino de Biologia Marinha em Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública e privada. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva envolvendo análise documental onde buscamos como base a BNCC e Referencial Bibliográfico de publicações que não ultrapassam a antecedência de dez anos. Os critérios de abordagem dos conteúdos programáticos foram baseados quanto às dimensões ambiental e socioeconômica, e quanto às competências específicas da BNCC. Por fim discutimos sobre como o ensino da Biologia Marinha contribuir para a transformação social dentro das referidas dimensões. Os resultados demonstraram que em relação a dimensão ambiental a abordagem se mostra pouco enfática com enfoque conservacionista e na dimensão socioeconômica predomínio de uma visão antropocêntrica. Contudo fica evidente a necessidade de critérios mais rigorosos na elaboração do LD de modo a aproximar a realidade do cotidiano social para sala de aula.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/77690
    Collections
    • Licenciatura [225]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV