Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBohunovsky, Ruth, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorHilbig, Jenny Philine Christianept_BR
dc.contributor.otherTschirner, Erwinpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T16:46:21Z
dc.date.available2022-06-15T16:46:21Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76472
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ruth Bohunovskypt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Erwin Tschirnerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 31/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Alemão como Língua Estrangeirapt_BR
dc.description.abstractResumo: A tese apresentada trata das particularidades no aprendizado do alemão como língua terceira depois de se ter aprendido o inglês no contexto universitário brasileiro. Ainda que existam diversas publicações acerca da didática de DaFnE, até então foram pouquíssimos os estudos realizados que dissessem respeito à situação do ensino em universidades brasileiras. O foco dessa tese está voltado principalmente a compreender em que medida as tão prometedoras reflexões didáticas expressadas por autores europeus podem ou poderiam ser de utilidade na realidade universitária de determinados cursos de alemão como língua estrangeira no Brasil. Para responder à questão, o argumento central concentrar-se-á numa avaliação quantitativa e qualitativa dos dados obtidos a partir das opiniões e experiências de docentes e discentes, expressadas por meio de questionários e entrevistas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis addresses the particularities of learning German as a tertiary language after English in the university context in Brazil. Although many publications exist on the topic of the so called DaFnE-didactics, there are almost no studies which specifically cover the learning environment at universities in Brazilian Universities. At the core of this thesis lays the question if the numerous promising considerations of European authors can or could be carried over to selected university German language courses. In this process the evaluations and experiences of teachers and students, determined by different types of assessment (survey, interview), play a dominant role. Data is collected and analysed in a qualitative as well as a quantitative manner.pt_BR
dc.description.abstractZusammenfassung: Die vorliegende Arbeit befasst sich mit den Besonderheiten des Lernens von Deutsch als Tertiärsprache nach Englisch im universitären Kontext in Brasilien. Zwar bestehen vielfältige Publikationen zur sogenannten DaFnE-Didaktik, allerdings wurden bislang nur sehr wenige Studien mit konkretem Bezug zur Unterrichtssituation an brasilianischen Universitäten durchgeführt. Im Mittelpunkt dieser Arbeit steht vor allem die Frage, inwieweit die vielversprechenden didaktischen Überlegungen europäischer Autorinnen auf die Realität in ausgewählten universitären DaF-Kursen in Brasilien übertragen werden können oder könnten. Hierbei stehen die Einschätzungen und Erfahrungen von Lehrenden und Lernenden im Vordergrund, die durch verschiedene Befragungsformen (Umfrage, Interview) ermittelt werden. Die Daten werden sowohl quantitativ als auch qualitativ erhoben und ausgewertet.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageAlemãopt_BR
dc.subjectLíngua alemã - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleDeutsch als Tertiärsprache in Brasilien : Empirische Untersuchung zu Deutsch als Fremdsprache nach Englisch im universitären Kontext = Aprendizagem de língua estrangeira depois do aprendizado do inglês no contexto universitáriopt_BR
dc.title.alternativeAprendizagem de língua estrangeira depois do aprendizado do inglês no contexto universitáriopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples