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dc.contributor.advisorChagas, Pedro Dolabelapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Dankar Bertinato Guardiano de, 1997-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T14:05:16Z
dc.date.available2022-06-01T14:05:16Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76107
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pedro Dolabela Chagaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 24/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 176-182pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: O principal objetivo desta dissertação é analisar a maneira que a autonomia moral é retratada no romance brasileiro da década de 1950. Seguindo a hipótese formulada a partir de trabalhos anteriores (CHAGAS, 2019; CHAGAS, BERTINATO, 2021), espera-se encontrar na produção desse período um interesse mais marcado na autonomia moral de seus personagens, em contraste com nosso romance anterior, o que se convencionou chamar de "romance de 30", em que a individualidade muitas vezes se vê subjugada a normas morais universalizáveis. Para confirmar isso, são analisados em detalhe cinco romances - Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles, de 1954; O encontro marcado, de Fernando Sabino, de 1956, Marcoré, de Antonio Olavo Pereira, de 1957; O ventre, de Carlos Heitor Cony, de 1958; e Asfalto selvagem, de Nelson Rodrigues, publicado em folhetim entre 1959 e 1960 - , enquanto outros, contemporâneos, anteriores e posteriores, são mencionados a fim de enfatizar as continuidades e divergências no que se refere ao tratamento da moral no romance brasileiro. A análise da moralidade, por sua vez, parte das considerações de estudos recentes da área (KEKES, 1989; KEKES, 1993; HAIDT, 2012; KEANE, 2016), em especial da compreensão que oferecem da vida moral como algo manifestado muitas vezes de maneira implícita e intuitiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main goal of this dissertation is to analyze the ways in which moral autonomy is portrayed in the Brazilian novel of the 1950s. Following the hypothesis formulated from previous works (CHAGAS, 2019; CHAGAS, BERTINATO, 2021), it is expected that the novels from this period would show a demarked interest in the moral autonomy of its characters, in contrast to the previous tradition, the one conventionally called the " 1930s novel", in which individuality often finds itself subjugated to universalizable moral norms. To confirm this, five novels are analyzed in detail - The Marble Dance, by Lygia Fagundes Telles, from 1954; A Time to Meet, by Fernando Sabino, from 1956; Marcore, by Antonio Olavo Pereira, from 1957; O ventre ["The Womb"], by Carlos Heitor Cony, form 1958; and Asfalto selvagem ["Savage Asphalt"], by Nelson Rodrigues, published as a serial between 1959 and 1960 - while others contemporary, earlier, and later works are mentioned in order to emphasize the continuities and divergences regarding the treatment of morals in the Brazilian novel. The analysis of morality, in turn, starts from the considerations of recent studies in the area (KEKES, 1989; KEKES, 1993; HAIDT, 2012; KEANE, 2016), in special their understanding of the moral life as something often manifested in implicit and intuitive ways.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFicção romântica brasileirapt_BR
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA autonomia moral no romance brasileiro dos anos 1950pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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