Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Maria Lucia Faria, 1944-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T17:37:49Z
dc.date.available2022-08-17T17:37:49Z
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74938
dc.descriptionOrientadora: Maria Lucia Faria Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo acompanha a interação de adolescentes marginalizados com a linguagem LOGO. O histórico escolar é peculiar aos adolescentes em situação de marginalidade social e pessoal. A linguagem LOGO é uma linguagem de programação desenvolvida para uso educacional. Suas características apontadas na literatura - incorporação do erro ao processo de aprendizagem, e incrementação nas atividades reflexivas - permitiram formular a hipótese de que a interação com esta linguagem poderia revelar ganhos qualitativos no processo de elaboração cognitiva dos sujeitos. Foram selecionados aleatoriamente cinco sujeitos, com idade entre 14 e 17 anos, alunos de uma instituição estadual, localizada na cidade de Curitiba, onde cursam as séries iniciais do 1º grau. As sessões foram individuais, acompanhadas pelo pesquisador, pautado no método clínico piagetiano. As produções foram gravadas em disquete e as interações com o pesquisador em vídeo. A descrição realizada foi das verbalizações dos sujeitos após execuções de "erros" e "acertos" na programação, e das estratégias cognitivas utilizadas por cada sujeito na interação com a linguagem. A análise das verbalizações revelou um processo de modificação nos conceitos e condutas dos sujeitos frente aos "erros" e a presença de condutas positivas frente aos "acertos". A análise das estratégias revelou níveis sucessivos de coordenação sobre a linguagem executadas pelos sujeitos, particularmente nos domínios da aritmética e da geometria.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study refers to the interactIon of street live's teenagers with the LOGO language. This teenagers commonly have a history of failure on the school. The LOGO language is a program language developed for educational use. The studies indicate the integration of the erros on learning process, and increased on reflexive activities, of children working on LOGO. This allows the hipotesis that the interaction with LOGO would reveal qualitative wins on cognitive skills of the fellows. On a Goverment institution of Curitiba City five pupils were selected. They attend the inicial series of elementary school, and were from 14 to 17 years old. They have worked on LOGO in individual sessions accompany by the searcher. The piagetian's "clinic method" was followed. The output were registered on disk. The speech was registered on video. The speech of pupils after "mistakes" and "goals", has been descripted. The analises of the speech categories reveals a changing process on notions and conducts reported to "mistakes", and positive conducts reported to "goals". The "cognitive skills" were descripted as well. They have revealed levels of co-ordination of notions by the pupils. Most of them on the roles of arithmetic and spacial geometry.pt_BR
dc.format.extent298 f. ; 29 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLOGO (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.titleA Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples