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dc.contributor.advisorCaldas, Andréa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.creatorOliveira, Janaina Andreza Beneli dept_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T18:00:49Z
dc.date.available2023-10-24T18:00:49Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74511
dc.descriptionOrientadora : Andréa Caldaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo vem enfatizar a importância da implementação dos Conselhos Escolares nas escolas públicas. Mostra como este Órgão pode ser um forte aliado da gestão na democratização da escola, bem como sua contribuição para a melhoria da qualidade da educação. Ressalta a participação dos segmentos escolares na gestão democrática e na busca pela transformação deste espaço priorizando a coletividade nas discussões e decisões da escola. Tem o intuito de revelar as vantagens deste conselho, como Órgão colegiado dentro da instituição escolar, bem como expor o quão importante se torna na transformação do cotidiano dos educandos, possibilitando uma maior participação e reflexão de todos na busca por uma sociedade mais igualitária. O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão contínua da sociedade sobre a educação que queremos a escola pública que almejamos e a gestão compatível com essa transformação, uma gestão mais democrática que possibilite a participação de todos no processo de transformação da realidade. Ele propõe a implantação do Conselho Escolar como mecanismo de mudança da realidade das escolas públicas, bem como sua parcela de contribuição na melhoria da qualidade da educação. Este artigo relata a experiência da Escola Municipal Maria Teixeira Georg do município de Rolândia, em instituir o Conselho Escolar como Órgão colegiado, o qual até agora não fazia parte da organização da escola. Mostra também o envolvimento dos diferentes segmentos escolares no estudo e na construção deste Órgão, bem como a participação e contribuição da comunidade externa nesta transformação da realidade escolar. Enfim, o presente texto apresenta reflexões sobre a gestão democrática e o conselho escolar como possível democratizado da pratica social da educaçãopt_BR
dc.format.extent25f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipação estudantil na educaçãopt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titleA ausência do conselho escolar : qual é a sua importância?pt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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