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    A ausência do conselho escolar : qual é a sua importância?

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    E - JANAINA ANDREZA BENELI DE OLIVEIRA.pdf (800.0Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Oliveira, Janaina Andreza Beneli de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este artigo vem enfatizar a importância da implementação dos Conselhos Escolares nas escolas públicas. Mostra como este Órgão pode ser um forte aliado da gestão na democratização da escola, bem como sua contribuição para a melhoria da qualidade da educação. Ressalta a participação dos segmentos escolares na gestão democrática e na busca pela transformação deste espaço priorizando a coletividade nas discussões e decisões da escola. Tem o intuito de revelar as vantagens deste conselho, como Órgão colegiado dentro da instituição escolar, bem como expor o quão importante se torna na transformação do cotidiano dos educandos, possibilitando uma maior participação e reflexão de todos na busca por uma sociedade mais igualitária. O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão contínua da sociedade sobre a educação que queremos a escola pública que almejamos e a gestão compatível com essa transformação, uma gestão mais democrática que possibilite a participação de todos no processo de transformação da realidade. Ele propõe a implantação do Conselho Escolar como mecanismo de mudança da realidade das escolas públicas, bem como sua parcela de contribuição na melhoria da qualidade da educação. Este artigo relata a experiência da Escola Municipal Maria Teixeira Georg do município de Rolândia, em instituir o Conselho Escolar como Órgão colegiado, o qual até agora não fazia parte da organização da escola. Mostra também o envolvimento dos diferentes segmentos escolares no estudo e na construção deste Órgão, bem como a participação e contribuição da comunidade externa nesta transformação da realidade escolar. Enfim, o presente texto apresenta reflexões sobre a gestão democrática e o conselho escolar como possível democratizado da pratica social da educação
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74511
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

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