| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Valéria Milena H. | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
| dc.creator | Barauskas, Isabele | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2023-10-04T17:05:48Z | |
| dc.date.available | 2023-10-04T17:05:48Z | |
| dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74508 | |
| dc.description | Orientadora : Valéria Milena H. Rodrigues | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : A comunidade da Escola Municipal Anita Miró Vernalha, assim como tantas outras neste e outros municípios, enfrenta uma realidade frequentemente citada, porém raramente enfrentada. A problemática da relação família/escola que tem sido tratada como causa e não conseqüência. Causa do fracasso escolar, mas consequência da imaturidade social que leva ambos os lados a uma visão equivocada do que é ser parte ou ficar à parte. Partindo desta discussão que geralmente é levantada por professores e outros profissionais da educação, o Projeto de Intervenção: Família na escola ~ da informação ao acesso, utilizou de diversas formas de pesquisa, não para erradicar a suposta ausência dos pais na escola, mas para compreender de modo amplo as disparidades existentes numa relação de regras e opiniões fragmentadas.
Quatro questões (representadas pelos quatro pontos cardeais) foram sendo analisadas no decorrer do processo: O que afasta a família da escola; O que traz a família para a escola; Como mantê-los na escola e Como unir a escola e a comunidade. Através de questionários, análise documental, debate e entrevistas, as fontes de informações foram sendo organizadas. Com base nas teorias estudadas, a discussão e reflexão das decisões permearam ações que se utilizaram dos resultados para atingir procedimentos mais precisos e consequentemente mais coerentes numa realidade futuramente mais participativa. As ações permitiram, além da busca às "informações" importantes e decisivas para o trabalho reflexivo, um amadurecimento quanto às pesquisas, que vão além da mera coleta de dados e que podem caminhar para um "acesso" realmente significativo para a família e escola. | pt_BR |
| dc.format.extent | 18f. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Educação - Participação dos pais | pt_BR |
| dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
| dc.subject | Pais e professores | pt_BR |
| dc.title | Família na escola - da informação ao acesso | pt_BR |
| dc.type | TCC Especialização | pt_BR |