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dc.contributor.advisorRodrigues, Valéria Milena H.pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.creatorBarauskas, Isabelept_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T17:05:48Z
dc.date.available2023-10-04T17:05:48Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74508
dc.descriptionOrientadora : Valéria Milena H. Rodriguespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A comunidade da Escola Municipal Anita Miró Vernalha, assim como tantas outras neste e outros municípios, enfrenta uma realidade frequentemente citada, porém raramente enfrentada. A problemática da relação família/escola que tem sido tratada como causa e não conseqüência. Causa do fracasso escolar, mas consequência da imaturidade social que leva ambos os lados a uma visão equivocada do que é ser parte ou ficar à parte. Partindo desta discussão que geralmente é levantada por professores e outros profissionais da educação, o Projeto de Intervenção: Família na escola ~ da informação ao acesso, utilizou de diversas formas de pesquisa, não para erradicar a suposta ausência dos pais na escola, mas para compreender de modo amplo as disparidades existentes numa relação de regras e opiniões fragmentadas. Quatro questões (representadas pelos quatro pontos cardeais) foram sendo analisadas no decorrer do processo: O que afasta a família da escola; O que traz a família para a escola; Como mantê-los na escola e Como unir a escola e a comunidade. Através de questionários, análise documental, debate e entrevistas, as fontes de informações foram sendo organizadas. Com base nas teorias estudadas, a discussão e reflexão das decisões permearam ações que se utilizaram dos resultados para atingir procedimentos mais precisos e consequentemente mais coerentes numa realidade futuramente mais participativa. As ações permitiram, além da busca às "informações" importantes e decisivas para o trabalho reflexivo, um amadurecimento quanto às pesquisas, que vão além da mera coleta de dados e que podem caminhar para um "acesso" realmente significativo para a família e escola.pt_BR
dc.format.extent18f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Participação dos paispt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPais e professorespt_BR
dc.titleFamília na escola - da informação ao acessopt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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