• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Família na escola - da informação ao acesso

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - ISABELE BARAUSKAS.pdf (174.2Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Barauskas, Isabele
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A comunidade da Escola Municipal Anita Miró Vernalha, assim como tantas outras neste e outros municípios, enfrenta uma realidade frequentemente citada, porém raramente enfrentada. A problemática da relação família/escola que tem sido tratada como causa e não conseqüência. Causa do fracasso escolar, mas consequência da imaturidade social que leva ambos os lados a uma visão equivocada do que é ser parte ou ficar à parte. Partindo desta discussão que geralmente é levantada por professores e outros profissionais da educação, o Projeto de Intervenção: Família na escola ~ da informação ao acesso, utilizou de diversas formas de pesquisa, não para erradicar a suposta ausência dos pais na escola, mas para compreender de modo amplo as disparidades existentes numa relação de regras e opiniões fragmentadas. Quatro questões (representadas pelos quatro pontos cardeais) foram sendo analisadas no decorrer do processo: O que afasta a família da escola; O que traz a família para a escola; Como mantê-los na escola e Como unir a escola e a comunidade. Através de questionários, análise documental, debate e entrevistas, as fontes de informações foram sendo organizadas. Com base nas teorias estudadas, a discussão e reflexão das decisões permearam ações que se utilizaram dos resultados para atingir procedimentos mais precisos e consequentemente mais coerentes numa realidade futuramente mais participativa. As ações permitiram, além da busca às "informações" importantes e decisivas para o trabalho reflexivo, um amadurecimento quanto às pesquisas, que vão além da mera coleta de dados e que podem caminhar para um "acesso" realmente significativo para a família e escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74508
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV