O movimento do corpo na educação de crianças pequenas : análise de documentos do site oficial do Ministério da Educação para educação infantil
Resumo
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar como o movimento do corpo da criança é abordado nos documentos do site oficial do Ministério da Educação (MEC) para a Educação Infantil. Para tal, identificou que tipos de documentos tratam do movimento do corpo na educação de crianças pequenas e como apresentam o tema em questão. A organização da análise de 50 documentos, do site oficial do MEC para a Educação Infantil, foi por meio de 8 tipologias, sendo: Diretrizes, Livros, Guias de Orientações, Parâmetros, Revistas, Estudos, Produções a partir de pesquisas e Propostas para a Educação Infantil. O estudo se caracterizou como uma pesquisa documental e a análise dos documentos se organizou em temas e temáticas originadas pela análise de conteúdo das fontes, as quais foram: 1. Tema Característica Identitária do movimento do corpo da criança (Temáticas Dimensão do desenvolvimento humano, Ação e Deslocamento), 2. Tema Característica Expressiva do movimento do corpo da criança (Temáticas Experiência, Relação e Linguagem) e 3. Tema Característica Curricular do movimento do corpo da criança (Temáticas Estrutura de organização e Forma de brincar). O aporte teórico para a análise dos documentos foram os estudos de Le Breton (2006; 2009), para fundamentar as questões relacionadas ao corpo, Wallon (1979; 2015), para teorizar o desenvolvimento humano e Garanhani (2005; 2008), para apoiar considerações sobre a criança em movimento. A pesquisa concluiu que 78% dos documentos apresentam evidências sobre o tema movimento do corpo da criança em seus conteúdos, a partir de várias e/ou diferentes formas de compreensão e 22% não apresentam. Com base nos Temas e Temáticas, a pesquisa mostrou que o movimento do corpo da criança, a partir da característica Identitária, perpassa pelos processos de construção da sua identidade, por meio de marcas, signos, saberes, singularidades e intimidades que distinguirão uma criança de outra. Já a característica Expressiva, destaca formas de expressão e comunicação, que atravessam as relações socioculturais construídas nos meios em que a criança é e está inserida. Quando este meio se trata do contexto da Educação Infantil, a característica Curricular, por sua vez, é determinante para se pensar o movimento do corpo da criança no currículo da Educação Infantil e, nos documentos, apareceu como Estrutura de organização e Forma de brincar. Os dados produzidos pela pesquisa nos levam a interpretar que, na Educação Infantil, é necessário olhar e, consequentemente, considerar a criança em movimento, em sua totalidade, como compreender que esta completude se sustenta em características e especificidades que o corpo da criança mostra em seus movimentos. Abstract: This research aimed to analyze how the movement of the child's body is addressed in the documents of the official website of the Ministry of Education (MEC) for Early Childhood Education. To do so, it identified what types of documents deal with body movement in the education of young children and how they present the theme in question. The organization of the analysis of 50 documents, from the official website of the MEC for Early Childhood Education, was by means of 8 typologies, being: Guidelines, Books, Guideline Guides, Parameters, Journals, Studies, Productions from research and Proposals for Early Childhood Education. The study was characterized as a documental research and the analysis of the documents was organized in themes and topics originated by the content analysis of the sources, which were: 1. theme Identity characteristic of the movement of the child's body (Topics Dimension of human development, Action and Displacement), 2. theme Expressive characteristic of the movement of the child's body (Topics Experience, Relationship and Language) and 3. theme Curricular characteristic of the movement of the child's body (Topics Organization Structure and Form of Play). The theoretical support for the analysis of the documents were the studies of Le Breton (2006; 2009), to ground the issues related to the body, Wallon (1979; 2015), to theorize human development and Garanhani (2005; 2008), to support considerations about the child in movement. The research found that 78% of the documents present evidence on the theme of movement of the child's body in their content, from various and/or different ways of understanding and 22% do not. Based on the Themes and Themes, the research showed that the movement of the child's body, from the Identity feature, goes through the processes of building their identity, through marks, signs, knowledge, singularities and intimacies that will distinguish one child from another. The Expressive feature, on the other hand, highlights forms of expression and communication, which go through the socio-cultural relations built in the environments in which the child is and is inserted. When this environment is the context of Early Childhood Education, the Curricular feature, in turn, is crucial to think about the movement of the child's body in the curriculum of Early Childhood Education and, in the documents, it appeared as Organization Structure and Form of Play. The data produced by the research lead us to interpret that, in Early Childhood Education, it is necessary to look at and, consequently, consider the child in movement, in its entirety, as understanding that this completeness is supported by characteristics and specificities that the child's body shows in its movements.
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