Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorMüller, Caroline, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T19:04:18Z
dc.date.available2021-11-29T19:04:18Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72232
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 19/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 309-318pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa tenho como objetivo reconstruir narrativas luso-brasileiras sobre o consumo e a circulação de roupas brancas femininas entre os anos de 1900 e 1920. Deste modo, em um primeiro momento proponho reconstruir fragmentos sobre o comércio e a modernidade no Brasil e em Portugal no início do século XX a partir do consumo de roupas brancas, bem como identificar códigos de uso e prescrições com relação às roupas brancas. Em seguida, interessa-me compreender de que maneira as roupas brancas estavam associadas às práticas de intimidade feminina, para então explicitar a dimensão simbólica que as roupas brancas ocuparam nas práticas socialmente construídas e compartilhadas. Para alcançar essas questões, coletei dados em duas instituições, a saber: o Museu Paranaense, localizado na cidade de Curitiba, Paraná - Brasil e o Museu Nacional do Traje, localizado na cidade de Lisboa - Portugal. Ainda, registrei narrativas das doadoras das roupas brancas mantidas no Museu Paranaense, com o intuito de acessar informações vinculadas ao uso e histórias das peças. As fontes foram organizadas em quatro categorias: fonte tridimensional, que corresponde às roupas brancas mantidas nas instituições; fonte iconográfica, que diz respeito a fotografias, postais, ilustrações de jornais, periódicos, catálogos de roupas e livros; fonte textual, que envolve produções de texto contidas em jornais, periódicos e catálogos de roupas; e por fim, a fonte oral, acessada e registrada por meio de entrevistas. Mediante o cruzamento e cotejamento desses dados, tenho a intenção de explicitar de que modo a roupa branca esteve relacionada aos processos de modernização de Curitiba e Lisboa, assim como indicar as relações, os trânsitos, os circuitos e os desencontros entre os países ao pensar as práticas de consumo e as maneiras de experenciar a modernidade e o consumo de moda. Também pretendo evidenciar que as roupas brancas eram destinadas majoritariamente ao público feminino, e suas representações, materialidades e usos contribuíram na formação de um ideal de mulher moderna do período. Vesti-las fazia parte do processo de "lavar, passar, guardar e usar", sendo uma tarefa que exigia habilidades manuais, mas também conhecimentos sobre seu status e sua importância social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research I aim to reconstruct Portuguese-Brazilian narratives about consumption and circulation of women's underwear between 1900 and 1920. At first I propose to reconstruct fragments about commerce and modernity in Brazil and Portugal from the consumption of white clothes in the beginning of the 20th century, as well as identifying codes of use and prescriptions regarding underwear. Then, I am interested in understanding how underwear were associated with female intimacy practices, to then explain the symbolic dimension that underwear occupied in socially constructed and shared practices. To reach the answer to these questions, I collected data from two institutions, namely: the Museu Paranaense, located in the city of Curitiba, Paraná - Brazil and the Museu Nacional do Traje, located in the city of Lisbon - Portugal. Also, I recorded narratives of the donors of the underwears kept at the Museu Paranaense, in order to access information related to the use and stories of the pieces. The fonts were organized into four categories: three-dimensional font, which corresponds to the white clothes kept in the institutions; iconographic font, which refers to photographs, postcards, illustrations from newspapers, periodicals, clothing and book catalogs; textual font, which involves text productions contained in newspapers, periodicals and clothing catalogs; and finally, the oral font, accessed and registered through interviews. Through the cross comparison of these data I intend to explain how underwear was related to the process of modernization of Curitiba and Lisbon, as well as to indicate the relations, transits, circuits and disencounters between both countries when thinking about consumption practices and ways of experiencing modernity and fashion consumption. I intend to show that underwear were mainly intended for women, and their representations, materialities and uses contributed to the formation of an ideal of modern women of the period. Wearing them was part of the "washing, ironing, storing and using" process, being a task that required manual skills, but also knowledge about their status and social importance.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (324 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectModa - Designpt_BR
dc.subjectModa - Históriapt_BR
dc.subjectVestuariopt_BR
dc.subjectMulheres - Usos e costumespt_BR
dc.titleMemórias luso-brasileiras sobre o consumo e a circulação de roupas brancas femininas (1900-1920)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples