Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarbosa, Mara Angela da Cunha, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherCunha, Claudia Madruga, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-29T19:35:05Z
dc.date.available2021-07-29T19:35:05Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71550
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Claudia Madruga Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 01/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 124-128pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo uma escola que fica no Município de Eldorado, SP, localizada no Vale do Ribeira. Essa unidade de ensino apresenta uma peculiaridade, pois além de ser uma escola do campo, metade dos seus estudantes são provenientes de duas comunidades quilombolas. A pesquisa é constituída por quatro percursos, que estão divididos em duas partes. Na primeira parte, o primeiro percurso situa o território de pesquisa, a partir da noção de território demarca os elementos históricos, culturais e identitários presentes neste território. No segundo percurso, notam-se as contribuições dos estudos culturais para o campo e da educação quilombola, desterritorializando os movimentos. Na segunda parte, o terceiro percurso apresenta a filosofia da diferença por Deleuze e Guatarri, bem como os conceitos de Educação Maior e Menor. No quarto e último percurso, há o detalhamento das etapas, procedimentos e registros observados nas oficinas com os professores investigados e a sua contribuição para a construção parcial do Projeto Político Pedagógico dessa unidade de ensino. Por fim, apresentam-se as considerações finais e conclusões que se puderam tirar a partir desta pesquisa. Palavras-chave: Escola mista. Comunidade Quilombola. Escola do campo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The object of the present study is a school in the city of Eldorado, SP, located in Vale do Ribeira. This teaching unit presents a peculiarity, because besides being a rural school, half of its students come from two quilombola communities. This work proposal aims to partially analyze the process of building a Political and Pedagogical Project (PPP) in a contryside school that wants to be recognized as a quilombola community. The research consists of four paths, which are divided into two parts. In the first part, the first path situates the research territory, from the notion of territory it demarcates the historical, cultural, and identity elements present in this territory. In the second part, the contributions of cultural studies to the field and quilombola education are noted, deterritorializing the movements. In the second part, the third course presents the philosophy of difference by Deleuze and Guatarri, as well as the concepts of Major and Minor Education. The fourth and last section details the steps, procedures, and records observed in the workshops with the investigated teachers and their contribution to the partial construction of the Political Pedagogical Project of this teaching unit. Finally, the final considerations and conclusions that could be drawn from this research are presented. Keywords: Mixed school. Quilombola Community. Countryside school.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (128 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação rural - Escolaspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectEducaçao mistapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePráticas da diferença para uma escola do campo mista Quilombolapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples