Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTorres, Patrícia Rogeria de Matos Rodrigues, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUrban, Ana Claudia, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-29T18:13:09Z
dc.date.available2021-07-29T18:13:09Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71444
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Urbanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa intencionou perceber de que maneira a ideia de cidadania se manifestou na cultura escolar, especialmente, no Manual didático de História da 5ª série da coleção Historiar: fazendo, contando e narrando a História. Observamos, além disso, em que medida os documentos Parâmetros curriculares nacionais, Diretrizes Curriculares Estaduais-PR e Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba disseminaram ideias acerca da cidadania, no Brasil, após a Constituição Federal de 1988. Pretendemos, assim, demonstrar a importância do ensino de História não somente para a aquisição de conhecimentos, mas também a partir da compreensão de que o ensino de História deve contribuir para que a aprendizagem histórica possibilite a estudantes se orientar melhor em sua vida. A pesquisa ancorou-se no referencial teórico da educação histórica, principalmente em Jörn Rüsen (2015), Maria Auxiliadora Schmidt (2014) e Estevão Chaves de Rezende Martins (2012). Ainda, buscamos perceber a ideia de cidadania no currículo nacional, e este como documento influenciador da cultura histórica e cultura escolar brasileira. Tomamos como base as discussões de Circe Bittencourt (2005) e Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta (1986), que visaram demonstrar, como proposto por Rüsen (2015) e Alain Choppin (2007), que é possível haver um livro didático de História que desenvolva uma concepção de cidadania e que contribua para a reflexão e o saber historicizado do que é ser cidadão, no passado e no tempo presente. Palavras-chave: Educação histórica. Cidadania. Currículo. Manuais didáticos de História. Cultura escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research intended to understand how the idea of citizenship was manifested in school culture, especially in the didactic manual of History of the 5th series of the Historiar collection: making, telling and narrating History. Noting, however, the extent to which the curricular documents National Curriculum Parameters, State Curriculum Guidelines-PR and Curricular Guidelines for Municipal Education of Curitiba disseminated about citizenship in Brazil, after the Federal Constitution of 1988. However, it was intended to demonstrate the importance of teaching History, not only for the acquisition of knowledge, can be developed from the understanding that the teaching of History should contribute to the historical learning that allows students to orient themselves better in their lives. The research was anchored in the theoretical framework of Historical Education, mainly in Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Schmidt and Estevão de Rezende Martins. Still, in the search to perceive the idea of citizenship in the national Curriculum, and this as a document that influences Brazilian and historical school culture based on the discussions of Bittencourt and Ezpeleta and Rockwell aimed to demonstrate that, as proposed by Rüsen and Choppin, it is possible a History textbook that develops a conception of citizenship, that contributes to the reflection and the historicized knowledge of what it is to be a citizen, in the past and of his time. Keywords: Historical education. Citizenship. Curriculum. History textbooks. School culture.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (123 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectHistória - Livros didáticospt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curriculospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCidadania e ensino de história : o caso da Coleção Historiar : fazendo, contando e narrando a históriapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples