Cidadania e ensino de história : o caso da Coleção Historiar : fazendo, contando e narrando a história
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Torres, Patrícia Rogeria de Matos Rodrigues, 1993-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente pesquisa intencionou perceber de que maneira a ideia de cidadania se manifestou na cultura escolar, especialmente, no Manual didático de História da 5ª série da coleção Historiar: fazendo, contando e narrando a História. Observamos, além disso, em que medida os documentos Parâmetros curriculares nacionais, Diretrizes Curriculares Estaduais-PR e Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba disseminaram ideias acerca da cidadania, no Brasil, após a Constituição Federal de 1988. Pretendemos, assim, demonstrar a importância do ensino de História não somente para a aquisição de conhecimentos, mas também a partir da compreensão de que o ensino de História deve contribuir para que a aprendizagem histórica possibilite a estudantes se orientar melhor em sua vida. A pesquisa ancorou-se no referencial teórico da educação histórica, principalmente em Jörn Rüsen (2015), Maria Auxiliadora Schmidt (2014) e Estevão Chaves de Rezende Martins (2012). Ainda, buscamos perceber a ideia de cidadania no currículo nacional, e este como documento influenciador da cultura histórica e cultura escolar brasileira. Tomamos como base as discussões de Circe Bittencourt (2005) e Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta (1986), que visaram demonstrar, como proposto por Rüsen (2015) e Alain Choppin (2007), que é possível haver um livro didático de História que desenvolva uma concepção de cidadania e que contribua para a reflexão e o saber historicizado do que é ser cidadão, no passado e no tempo presente. Palavras-chave: Educação histórica. Cidadania. Currículo. Manuais didáticos de História. Cultura escolar. Abstract: The present research intended to understand how the idea of citizenship was manifested in school culture, especially in the didactic manual of History of the 5th series of the Historiar collection: making, telling and narrating History. Noting, however, the extent to which the curricular documents National Curriculum Parameters, State Curriculum Guidelines-PR and Curricular Guidelines for Municipal Education of Curitiba disseminated about citizenship in Brazil, after the Federal Constitution of 1988. However, it was intended to demonstrate the importance of teaching History, not only for the acquisition of knowledge, can be developed from the understanding that the teaching of History should contribute to the historical learning that allows students to orient themselves better in their lives. The research was anchored in the theoretical framework of Historical Education, mainly in Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Schmidt and Estevão de Rezende Martins. Still, in the search to perceive the idea of citizenship in the national Curriculum, and this as a document that influences Brazilian and historical school culture based on the discussions of Bittencourt and Ezpeleta and Rockwell aimed to demonstrate that, as proposed by Rüsen and Choppin, it is possible a History textbook that develops a conception of citizenship, that contributes to the reflection and the historicized knowledge of what it is to be a citizen, in the past and of his time. Keywords: Historical education. Citizenship. Curriculum. History textbooks. School culture.
Collections
- Dissertações [903]