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dc.contributor.advisorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Carlise Rosana Voss, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-12T22:39:18Z
dc.date.available2021-05-12T22:39:18Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70630
dc.descriptionOrientador : Maurício Fagundespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar o papel do professor (multiplicador) como intelectual orgânico, no processo de multiplicação do conhecimento dos módulos da base curricular do GPEDI, em suas diversas formas de organização. O estudo decorre de uma pesquisa realizada durante o desenvolvimento de ações de multiplicações realizadas no curso Gpedi – Gestão de Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão, bem como selecionar as ações consideradas mais produtivas por parte dos multiplicadores e cursistas. A importância do trabalho docente é indiscutível, principalmente possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos, através de práticas que estimulam a curiosidade, a criatividade, a investigação. Para isso foi relacionado o papel do professor (multiplicador) como intelectual orgânico, no processo de multiplicação do conhecimento dos módulos da base curricular do curso, que é alguém ativo na apropriação/construção do conhecimento e na formação dos seus pares, diferente do profissional que desenvolve uma teoria estéril, desvinculada da prática. O que não ocorre sem uma reflexão crítica sobre as nossas ações, perceber, avaliar para construir um projeto de educação e formação humana que busque a emancipação. Pensar sobre as práticas, buscar ações mais democráticas, diferentes até das práticas em que fomos formados, são posturas dos profissionais que procuram transformar a realidade ao invés reproduzi-la. Para a obtenção dos dados, relacionados as metodologias foram utilizados questionários mistos que após enviados para as unidades educacionais, foram respondidas e analisadas. Dessa forma, foi realizada a pesquisa através da observação e participação. Ou seja, com a inserção do pesquisador no interior do grupo observado é possível partilhar o seu cotidiano para sentir o que significa estar naquela situação além de desenvolver possibilidades de transformações, mediante a construção de novas formas de pensar. O profissional como intelectual orgânico é identificado na medida em que ele busca o aperfeiçoamento pessoal e profissional e interfere na sua realidade e que compartilha com os demais essa formação, através do diálogo e da troca de experiência o desenvolvimento coletivo, além de encontrar formas dinâmicas, participativas e eficazes de fazer isso.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO professor como intelectual orgânico observado nas multiplicações do GPEDI e as diferentes metodologias utilizadaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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