| dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo intitulado indisciplina na sala de aula: uma breve análise é resultado de uma pesquisa bibliográfica e observações realizadas na prática educacional na Disciplina de Educação Física desde o ano de 1991, e acompanhamentos em conselhos de classe realizados na escola. O trabalho tem como objetivo principal aprofundar estudos e ampliar os conhecimentos acerca do tema, de forma que sirvam de subsídio para a compreensão dos educadores, e que, sobretudo, possam ajudar a estabelecer melhor relacionamento entre alunos e professores, amenizando assim, a indisciplina na sala de aula. A indisciplina é um dos principais problemas da escola nos dias de hoje, e se torna fonte de estresses e frustrações dos profissionais da área educacional, pois estes sentem dificuldades no desempenho de sua função. Desta forma, justifica-se a escolha do tema, pois se percebe que é de fundamental importância para os educadores, de modo que, encontrando possíveis saídas, lhes venham de encontro às suas necessidades. Inicialmente o trabalho discorre sobre o olhar histórico da indisciplina na sala de aula, e, segue com o conceito proposto por alguns autores. Discorrem-se ainda, sobre os fatores intrínsecos do próprio aluno, os modelos de práticas docentes incluindo a relaçäo entre professores e alunos. Na sequência apresenta os dados levantados durante o projeto de intervenção, como: as características e possíveis causas da indisciplina, as consequências que podem estar trazendo ao aluno e ao professor, o que poderia ser feito para auxiliar na solução do problema, as possíveis ações e resultados esperados. E para concluir o trabalho descrevem-se em poucas linhas as considerações finais. | pt_BR |