Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVicente, Valdeci Thomazinipt_BR
dc.contributor.otherSchneider, Gabriela, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T15:28:25Z
dc.date.available2021-01-28T15:28:25Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68583
dc.descriptionOrientadora : Gabriela Schneiderpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo tem como objetivo elaborar uma revisão de literatura que venha a contemplar as dificuldades de disciplina e convivência nas instituições escolares. Pretende-se discutir a problemática da disciplina com base na discussão das formas de melhorar a convivência e os conflitos internos na sala de aula, destacando, conforme os pressupostos de autores os conceitos e fundamentos que explicam esse fenômeno no ambiente escolar e a ação prática dos educadores no desafio de estabelecer uma boa convivência com seus alunos. A metodologia do estudo se orienta em pesquisa bibliográfica e exploratória com base nas contribuições teóricas de vários teóricos que realizaram estudos sobre a questão da indisciplina no ambiente escolar. Justifica-se a realização deste estudo com base no pressupostos de que o psicopedagogo poderá dispor de conhecimentos e de um saber-fazer que permita compartilhar esses conhecimentos com outros profissionais da educação para progredir em conjunto ou constante colaboração e em um trabalho coletivo, compartilhado, envolvendo todos os atores no fato educativo. Os resultados elencados demonstram que as normas estabelecidas pela escola são importantes para que os educados não extrapolem em condutas indisciplinadas, as normas escolares devem mais concretas nas ações e ser efetivamente discutidas com os alunos de forma democrática para que sejam discutidos temas como as diferenças culturais, as formas de convivência democrática como valores, hábitos e atitudes na sala de aula.pt_BR
dc.format.extent[26 f.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleIndisciplina escolar : causas e possíveis soluçõespt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples