Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções
Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo elaborar uma revisão de literatura que venha a contemplar as dificuldades de disciplina e convivência nas instituições escolares. Pretende-se discutir a problemática da disciplina com base na discussão das formas de melhorar a convivência e os conflitos internos na sala de aula, destacando, conforme os pressupostos de autores os conceitos e fundamentos que explicam esse fenômeno no ambiente escolar e a ação prática dos educadores no desafio de estabelecer uma boa convivência com seus alunos. A metodologia do estudo se orienta em pesquisa bibliográfica e exploratória com base nas contribuições teóricas de vários teóricos que realizaram estudos sobre a questão da indisciplina no ambiente escolar. Justifica-se a realização deste estudo com base no pressupostos de que o psicopedagogo poderá dispor de conhecimentos e de um saber-fazer que permita compartilhar esses conhecimentos com outros profissionais da educação para progredir em conjunto ou constante colaboração e em um trabalho coletivo, compartilhado, envolvendo todos os atores no fato educativo. Os resultados elencados demonstram que as normas estabelecidas pela escola são importantes para que os educados não extrapolem em condutas indisciplinadas, as normas escolares devem mais concretas nas ações e ser efetivamente discutidas com os alunos de forma democrática para que sejam discutidos temas como as diferenças culturais, as formas de convivência democrática como valores, hábitos e atitudes na sala de aula.
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- Gestão Escolar [99]