dc.contributor.author | Florindo, Paulo Cézar | pt_BR |
dc.contributor.other | Schneider, Gabriela, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T18:41:58Z | |
dc.date.available | 2021-01-21T18:41:58Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68494 | |
dc.description | Orientadora : Gabriela Schneider | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a avaliação do rendimento escolar, tendo em vista que esta sempre foi considerada uma grande problemática nas escolas públicas e privadas do país, faz-se necessário que ela seja discutida e repensada sob um novo olhar, a fim de proporcionar condições favoráveis para a formação integral do aluno a partir de um ensino de qualidade, demonstrar que a avaliação pode contribuir para a construção de um novo cenário, democratizando o ensino e não apenas medindo, classificando, excluindo, testando, verificando, domesticando, controlando e selecionando o aluno. A avaliação sob uma falsa neutralidade e objetividade é um instrumento que lança mão do sistema de ensino para o controle das oportunidades educacionais e para a dissimulação das desigualdades sociais que ela oculta sob a fantasia do dom natural e do mérito individualmente conquistado. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Apontamento sobre a avaliação escolar na atualidade : conceito, funções e finalidades | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |