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dc.contributor.authorDurau, Márcia Reginapt_BR
dc.contributor.otherAnjos, Nara Angela dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T13:06:07Z
dc.date.available2021-01-28T13:06:07Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68486
dc.descriptionOrientadora : Nara dos Anjospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho visa proporcionar uma reflexão sobre a importância da construção coletiva do Projeto Político da escola, como princípio de mobilização em busca de uma melhor qualidade de ensino na escola, partindo da sua realidade. A partir da análise de dados levantados, no Colégio Estadual João Ferreira Küster, utilizando-se de questionários de pesquisa exploratória do tipo quantitativo junto â comunidade, pretende-se estudar como acontece o processo de construção e aplicação do projeto político neste estabelecimento de ensino. Objetiva também propor uma reflexão crítica sobre a função de cada segmento escolar e as contribuições que podem dar. Pretende-se mostrar que é necessário a participação, envolvimento e comprometimento de toda a comunidade escolar nas decisões e ações da escola, para que se estabeleça a autonomia da escola que, consequentemente, influenciará positivamente a sociedade onde está inserida através do exercício da democracia; Ressalta a importância das Instâncias Colegiadas na democratização da escola; Sugere um estudo sobre o que é o projeto político pedagógico em uma perspectiva de gestão democrática e apresenta conceitos de Projeto Político- Pedagógico, sugerindo uma proposta de construção. Enfim, leva ao entendimento que o Projeto Político-Pedagógico, é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias â construção de uma nova realidade. Inclusive, a pesquisa parte do pressuposto de que é a democratização das relações que ocorrem no interior da escola, em direção â socialização do poder de decisão, que possibilitará a construção de um projeto político-pedagógico de fato coletivo e compartilhado por todos.pt_BR
dc.format.extent[34 f.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectAutonomia escolarpt_BR
dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleConstrução coletiva do projeto político pedagógico da escolapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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