• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Construção coletiva do projeto político pedagógico da escola

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - MARCIA REGINA DURAU.pdf (281.9Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Durau, Márcia Regina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho visa proporcionar uma reflexão sobre a importância da construção coletiva do Projeto Político da escola, como princípio de mobilização em busca de uma melhor qualidade de ensino na escola, partindo da sua realidade. A partir da análise de dados levantados, no Colégio Estadual João Ferreira Küster, utilizando-se de questionários de pesquisa exploratória do tipo quantitativo junto â comunidade, pretende-se estudar como acontece o processo de construção e aplicação do projeto político neste estabelecimento de ensino. Objetiva também propor uma reflexão crítica sobre a função de cada segmento escolar e as contribuições que podem dar. Pretende-se mostrar que é necessário a participação, envolvimento e comprometimento de toda a comunidade escolar nas decisões e ações da escola, para que se estabeleça a autonomia da escola que, consequentemente, influenciará positivamente a sociedade onde está inserida através do exercício da democracia; Ressalta a importância das Instâncias Colegiadas na democratização da escola; Sugere um estudo sobre o que é o projeto político pedagógico em uma perspectiva de gestão democrática e apresenta conceitos de Projeto Político- Pedagógico, sugerindo uma proposta de construção. Enfim, leva ao entendimento que o Projeto Político-Pedagógico, é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias â construção de uma nova realidade. Inclusive, a pesquisa parte do pressuposto de que é a democratização das relações que ocorrem no interior da escola, em direção â socialização do poder de decisão, que possibilitará a construção de um projeto político-pedagógico de fato coletivo e compartilhado por todos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68486
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV