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dc.contributor.advisorGonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943-pt_BR
dc.contributor.authorLunedo, Lucianept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T17:36:33Z
dc.date.available2022-08-26T17:36:33Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68307
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Dativa de Salles Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 192-205pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho configura-se como uma análise crítica da formação de professores no Brasil; tem como referencial de análise a relação existente entre Trabalho e Educação. O estudo apresenta discussões que têm orientado o debate acerca desta formação, explicitando reflexões e análises críticas da formação destes profissionais, entre as décadas de 70 aos dias atuais. Instiga a reflexão questionando os referenciais que se propõem interpretar, no tempo presente, a materialidade histórica dos processos de exclusão e alijamento da contemporaneidade humana pelo capitalismo mundializado. Para transitar na condição humana opta pelo legado ontológico, histórico e científico de Marx, buscando destacar a necessidade, ao se discutir a formação de professores no plano teórico e da práxis, de se trabalhar numa dimensão de totalidade concreta. A trajetória percorrida acompanha as transformações societárias como um desafio que se coloca em cada tema pesquisado. Aborda, para tanto, questões como trabalho, cidadania, intelectualidade pública, estética, linguagens e educação dos sentidos. Estas, pertencentes a própria trama das relações sociais e técnicas presentes nos processos de trabalho do contexto em que se realizam, ou não, as potencialidades ontológicas do trabalho humano. O estudo reafirma a atualidade da proposta de Marx e Gramsci que objetiva a educação omnilateral de todos os homens.pt_BR
dc.format.extent205 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCidadania cultural e formação de professores : a emergência de uma intelectualidade pública e o não-alijamento da contemporaneidade humanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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