dc.contributor.advisor | Gonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943- | pt_BR |
dc.contributor.author | Lunedo, Luciane | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T17:36:33Z | |
dc.date.available | 2022-08-26T17:36:33Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68307 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Dativa de Salles Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 192-205 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho configura-se como uma análise crítica da formação de professores no Brasil; tem como referencial de análise a relação existente entre Trabalho e Educação. O estudo apresenta discussões que têm orientado o debate acerca desta formação, explicitando reflexões e análises críticas da formação destes profissionais, entre as décadas de 70 aos dias atuais. Instiga a reflexão questionando os referenciais que se propõem interpretar, no tempo presente, a materialidade histórica dos processos de exclusão e alijamento da contemporaneidade humana pelo capitalismo mundializado. Para transitar na condição humana opta pelo legado ontológico, histórico e científico de Marx, buscando destacar a necessidade, ao se discutir a formação de professores no plano teórico e da práxis, de se trabalhar numa dimensão de totalidade concreta. A trajetória percorrida acompanha as transformações societárias como um desafio que se coloca em cada tema pesquisado. Aborda, para tanto, questões como trabalho, cidadania, intelectualidade pública, estética, linguagens e educação dos sentidos. Estas, pertencentes a própria trama das relações sociais e técnicas presentes nos processos de trabalho do contexto em que se realizam, ou não, as potencialidades ontológicas do trabalho humano. O estudo reafirma a atualidade da proposta de Marx e Gramsci que objetiva a educação omnilateral de todos os homens. | pt_BR |
dc.format.extent | 205 f. : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Cidadania cultural e formação de professores : a emergência de uma intelectualidade pública e o não-alijamento da contemporaneidade humana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |